Neste sábado (24), a ‘Ilha da Luta’ em Abu Dhabi (EAU) será palco da edição de número 254 do UFC. em que marca o final da segunda temporada do show na região árabe. A noitada de lutas será encabeçada pelo confronto entre Khabib Nurmagomedov e Justin Gaethje, em disputa válida pela unificação dos cinturões da categoria peso-leve (70 kg), e tem tudo para ser uma das maiores da história do Ultimate, ainda mais por se tratar de um desafio pessoal para o atleta russo.
Afinal, esta será a primeira vez que Khabib se apresenta no octógono desde o falecimento de seu pai, em decorrência de complicações provocadas pela COVID-19, em julho deste ano. Abdulmanap era também treinador do atleta e principal incentivador da sua carreira desde os torneios de sambô – modalidade na qual o russo foi bicampeão mundial em 2009 e 2010.
Detentor de uma trajetória perfeita no MMA, Khabib venceu todas as 28 lutas de sua carreira e, caso derrote Justin, pode alcançar a posição número um no ranking peso-por-peso masculino da liga, ultrapassando o veterano Jon Jones. O triunfo ainda deixaria o campeão mais perto de se aposentar, uma vez que o atleta de 32 anos revelou que gostaria de pendurar as luvas com um cartel invicto de 30 vitórias.
Por sua vez, Justin conquistou o título de campeão interino da categoria ao superar Tony Ferguson, no UFC 249, em maio deste ano. Inicialmente, ‘El Cucuy’ enfrentaria Khabib, mas com a pandemia do coronavírus o russo não conseguiu sair de seu país e teve que ser substituído no card. Ao conseguir a vitória, Justin se credenciou para o confronto pela unificação do título da divisão até 70 kg da organização. O duelo é apontado como um dos mais difíceis da carreira do campeão linear, justamente pelo estilo agressivo do rival.
A co-luta principal da noite será marcada pelo duelo entre Robert Whittaker, ex-detentor do título dos pesos-médios (84 kg) e Jared Cannonier, que pode definir o próximo desafiante ao cinturão da categoria. O australiano é o atual número um do ranking, enquanto o seu rival ocupa a posição de número dois. Vale lembrar que, após de defender seu título diante do brasileiro Paulo ‘Borrachinha’, no último mês de setembro, Israel Adesanya, atual campeão, apontou Cannonier como o atleta que merece receber a chance de tentar destroná-lo na sequência.
Único brasileiro presente neste card, Alex ‘Cowboy’ Oliveira entrou no evento para substituir o compatriota Elizeu ‘Capoeira’, que machucou o joelho e precisou ser retirado do show de última hora. Embalado por duas vitórias consecutivas em 2020, o brasileiro dará as boas-vindas à Shavkat Rakhmonov, que chega ao UFC invicto após disputar 12 combates em outras organizações.. Na pesagem, ‘Cowboy’ estourou o limite de sua categoria em duas libras (cerca de 900 gramas) e terá de pagar uma multa equivalente ao valor de 20% de sua bolsa.
Confira o card completo do evento:
Khabib Nurmagomedov vs Justin Gaethje
Robert Whittaker vs Jared Cannonier
Alexander Volkov vs Walt Harris
Jacob Malkoun vs Phil Hawes
Lauren Murphy vs Liliya Shakirova
Magomed Ankalaev vs Ion Cuțelaba
Stefan Struve vs Tai Tuivasa
Nathaniel Wood vs Casey Kenney
Alex ‘Cowboy’ vs Shavkat Rakhmonov
Da Un Jung vs Sam Alvey
Liana Jojua vs Miranda Maverick
Joel Álvarez vs Alexander Yakovlev