Israel Adesanya se prepara para enfrentar Robert Whittaker pela segunda vez no UFC, neste sábado (12), em Houston (EUA), mas as chamadas ‘superlutas’ seguem em seu horizonte. Em março, o campeão do peso-médio (84 kg) se aventurou nos meio-pesados (93 kg) em busca de conquistar o segundo cinturão da companhia, mas foi derrotado por Jan Blachowicz. Agora, parte da comunidade do MMA fica na expectativa de um possível encontro do nigeriano com Kamaru Usman, seu compatriota e rei dos meio-médios (77 kg).
Recentemente, Ali Abdelaziz, empresário de Usman, fez a alegria de uma parcela dos fãs ao aconselhar seu atleta a desafiar o campeão do peso-médio. De acordo com o cartola, uma hipotética luta entre os astros nigerianos é uma das mais valiosas do MMA atual. Contudo, Eugene Bareman possui outra percepção. O treinador de Adesanya se posicionou contra a realização de um possível duelo envolvendo seu lutador e ‘The Nigerian Nightmare’ e lembrou que os profissionais são amigos. Vale pontuar que Usman já explicou que prefere ver seu país tendo dois representantes no topo do que apenas um ostentando dois cinturões e Adesanya também pregou um discurso de união, ressaltando que os africanos são mais fortes defendendo a mesma causa.
“Eu não falo sobre isso, porque isso se chama respeito. Adesanya e Usman são amigos. Respeitosamente, nunca vou falar sobre eles lutarem. Adesanya já disse que não vão lutar. Sei um pouco sobre o relacionamento deles, mas, como eu disse, por respeito, nem vou falar sobre isso ou contemplar isso da mesma forma que Usman e Adesanya não fazem”, declarou o profissional, em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘Submission Radio’.
Após estrear no UFC em 2018, Israel Adesanya, rapidamente, se transformou em um grande nome da organização. O nigeriano venceu seus dez compromissos no peso-médio da companhia. Depois de sagrar-se campeão da categoria, em 2019, o atleta defendeu o título três vezes, contra Marvin Vettori, Paulo ‘Borrachinha’ e Yoel Romero. No MMA, ‘The Last Stylebender’ possui 21 triunfos e apenas um revés, na disputa pelo cinturão dos meio-pesados da companhia.