UFC

Treinador impõe ‘prazo de validade’ para carreira de Makhachev: “Mais três lutas”

Considerado como uma espécie de sucessor de Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev pode seguir os passos do parceiro de equipe também no que diz respeito ao fim de carreira. De acordo com seu treinador Javier Mendez, líder da ‘American Kickoxing Academy’ (AKA), o russo – ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC – já flerta com a possibilidade de pendurar as luvas e se aposentar, mesmo ainda estando no auge, assim como fez seu compatriota há alguns anos.

Em entrevista ao canal ‘Submission Radio’, Javier Mendez revelou que Islam Makhachev, atualmente com 33 anos, deve competir somente em mais três oportunidades. Na visão do renomado treinador, seu pupilo tem tudo para repetir o caminho trilhado pelo ex-campeão Khabib Nurmagomedov, que deixou o esporte aos 32 anos, após uma defesa de título bem-sucedida no Ultimate, quando ainda era considerado um dos melhores – se não o melhor – lutadores de MMA da época.

Islam já tem 34 anos, ou terá 34 (esse ano). Então não é como se ele fosse ficar por aí (lutando na ativa) por muito tempo. Eu não acredito nisso, baseado na mentalidade dos caras do Daguestão e do ‘time Khabib’. Ainda mais com o Islam já tendo dinheiro suficiente para fazer o que quiser para o resto da vida. Então veremos. O desafio, para mim, é conseguir construir um legado para ele. E conquistar o título dos meio-médios é um legado e tanto. Eu prevejo que veremos ele em mais três lutas, no total. Vamos ver quem estará preparado para isso”, projetou Mendez.

Superluta em busca de legado

Se de fato Islam só tem a intenção de competir por mais três vezes, uma destas já está verbalmente acertada. Afinal de contas, o wrestler abdicou do cinturão dos leves para se aventurar nos meio-médios (77 kg), em busca de um possível bicampeonato. Sendo assim, Dana White já garantiu que Makhachev medirá forças contra o campeão Jack Della Maddalena na próxima rodada. O confronto que colocará em jogo o título até 77 kg, entretanto, ainda não conta com data ou local definidos.

Caso consiga se adaptar à nova divisão de peso e desbanque Maddalena para se tornar campeão dos meio-médios, Makhachev aumentará consideravelmente seu legado no MMA, com um feito que sequer Khabib, seu mentor, conquistou. Com títulos nas duas das principais e mais disputadas categorias da modalidade, o russo se colocaria entre os grandes nomes de todos os tempos do UFC.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025