UFC

Treinador impõe ‘prazo de validade’ para carreira de Makhachev: “Mais três lutas”

Considerado como uma espécie de sucessor de Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev pode seguir os passos do parceiro de equipe também no que diz respeito ao fim de carreira. De acordo com seu treinador Javier Mendez, líder da ‘American Kickoxing Academy’ (AKA), o russo – ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC – já flerta com a possibilidade de pendurar as luvas e se aposentar, mesmo ainda estando no auge, assim como fez seu compatriota há alguns anos.

Em entrevista ao canal ‘Submission Radio’, Javier Mendez revelou que Islam Makhachev, atualmente com 33 anos, deve competir somente em mais três oportunidades. Na visão do renomado treinador, seu pupilo tem tudo para repetir o caminho trilhado pelo ex-campeão Khabib Nurmagomedov, que deixou o esporte aos 32 anos, após uma defesa de título bem-sucedida no Ultimate, quando ainda era considerado um dos melhores – se não o melhor – lutadores de MMA da época.

Islam já tem 34 anos, ou terá 34 (esse ano). Então não é como se ele fosse ficar por aí (lutando na ativa) por muito tempo. Eu não acredito nisso, baseado na mentalidade dos caras do Daguestão e do ‘time Khabib’. Ainda mais com o Islam já tendo dinheiro suficiente para fazer o que quiser para o resto da vida. Então veremos. O desafio, para mim, é conseguir construir um legado para ele. E conquistar o título dos meio-médios é um legado e tanto. Eu prevejo que veremos ele em mais três lutas, no total. Vamos ver quem estará preparado para isso”, projetou Mendez.

Superluta em busca de legado

Se de fato Islam só tem a intenção de competir por mais três vezes, uma destas já está verbalmente acertada. Afinal de contas, o wrestler abdicou do cinturão dos leves para se aventurar nos meio-médios (77 kg), em busca de um possível bicampeonato. Sendo assim, Dana White já garantiu que Makhachev medirá forças contra o campeão Jack Della Maddalena na próxima rodada. O confronto que colocará em jogo o título até 77 kg, entretanto, ainda não conta com data ou local definidos.

Caso consiga se adaptar à nova divisão de peso e desbanque Maddalena para se tornar campeão dos meio-médios, Makhachev aumentará consideravelmente seu legado no MMA, com um feito que sequer Khabib, seu mentor, conquistou. Com títulos nas duas das principais e mais disputadas categorias da modalidade, o russo se colocaria entre os grandes nomes de todos os tempos do UFC.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Namorado de Mel Maia vence mexicano nos EUA e amplia invencibilidade no boxe

Na noite da última terça-feira (16), em Miami (EUA), a ‘Most Valuable Promotions’ realizou um…

17/12/2025

Manel Kape provoca Joshua Van após vitória no UFC Vegas 112; campeão responde

No último sábado (13), na luta principal do UFC Vegas 112, Manel Kape “deixou seus…

17/12/2025

Marcus Buchecha relembra início turbulento no jiu-jitsu para buscar reviravolta no UFC

Após uma estreia frustrante e com derrota no Ultimate, Marcus Almeida implementou uma série de…

17/12/2025

Ultimate encaminha Caio Borralho vs Reinier de Ridder para o UFC 326, em março

Aos poucos, o calendário do primeiro trimestre de 2026 do Ultimate vai ganhando forma. E…

16/12/2025

UFC: Recém-contratado, Levi Rodrigues recebe suspensão após flagra em exame antidoping

Invicto no MMA profissional, Levi Rodrigues conquistou uma vaga no UFC após brilhar no ‘Contender…

16/12/2025

Em alta! Manel Kape assume segunda posição do ranking peso-mosca; Melk é ignorado

No último sábado (13), após nocautear Brandon Royval na luta principal do UFC Vegas 112,…

16/12/2025