UFC
Treinador discorda de posição de Makhachev no ranking peso-por-peso: “Precisa fazer mais”
-
por
Rodrigo Tannuri
Se Islam Makhachev demorou para se tornar campeão do peso-leve (70 kg) do UFC e, consequentemente, fazer valer a aposta de Khabib Nurmagomedov em seu sucesso na companhia, por outro lado, protagonizou uma ascensão meteórica no ranking peso-por-peso. Como conquistou o título da categoria, em outubro, em Abu Dhabi (EAU), ao finalizar Charles Oliveira, que tinha 11 vitórias seguidas, o russo mudou de patamar no MMA e se consolidou como um dos melhores atletas do esporte na atualidade, mas Javier Mendez, seu treinador, discordou de sua posição na tabela de classificação composta pelos principais nomes da liga.
Após impressionar diante de ‘Do Bronx’ e se tornar campeão do peso-leve do UFC, Makhachev alcançou o terceiro lugar no ranking peso-por-peso da companhia, mas não parou por aí. Como Israel Adesanya foi nocauteado por Alex ‘Poatan, em novembro, perdeu posições na tabela de classificação e, assim, o russo passou a ser o número dois no grupo de elite da organização.
Contudo, em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, o treinador mostrou uma sinceridade raras vezes vista no esporte e afirmou que seu atleta não fez por merecer estar com tamanho destaque. É bem verdade que Mendez garante que Makhachev tem total capacidade de liderar o ranking peso-por-peso do UFC e aposta que é apenas uma questão de tempo para o sonho do lutador se concretizar, mas aponta que o mesmo precisa seguir vencendo profissionais renomados. Vale destacar que o próximo oponente de Islam em sua primeira defesa de cinturão do peso-leve, em fevereiro, é justamente Alexander Volkanovski, rei do peso-pena (66 kg) e número um no ranking peso-por-peso.
“Makhachev foi para o segundo lugar no ranking peso-por-peso no UFC em apenas uma luta? Como? Eu sei que ele é bom e acredito que ele é o número um, mas, para dar lhe dar aquele lugar de número dois peso-por-peso em apenas uma luta, não. Sei em meu coração que, com o tempo, ele será o número um, mas eles deram isso a ele por causa de uma luta. Não gosto disso. Foi feito muito rapidamente. Ele é o cara, mas precisa fazer mais. É nisso que acredito. Ele precisa vencer Volkanovski, depois Dariush. Ele precisa vencer esses caras, aí você pode dizer que ele é o número um. Veja o que Volkanovski está fazendo. Ele limpou o chão com todos os adversários em sua categoria. Ele acabou com todos. Para ser o número um, Makhachev precisa passar por todos, é assim que funciona”, declarou o treinador.
Islam Makhachev, de 31 anos, se consolidou como o melhor lutador do peso-leve do UFC. Atualmente, o russo é o campeão da categoria e possui 11 vitórias seguidas. Em sua trajetória na companhia, o profissional foi apontado por parte da comunidade do MMA como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo e parceiro de treino, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Arman Tsarukyan, Bobby Green, Charles ‘Do Bronx’, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’ e Thiago Moisés.
Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.