Siga-nos
Dana White é o líder do UFC e rosto da organização
Dana White é um crítico ferrenho dos lutadores que 'amarram' suas lutas - Louis Grasse/PxImages

UFC

Treinador de Sean O’Malley prevê corte de atletas entediantes do UFC

Donos de um estilo de jogo eficiente, mas pouco atrativo para os fãs, os lutadores chamados popularmente de ‘amarrões’ podem estar com os dias contados no UFC. Pelo menos é isso que sugere Tim Welch, treinador do ex-campeão peso-galo (61 kg) Sean O’Malley.

Em recente entrevista ao canal ‘Home Of Fight’, o treinador fez um alerta aos grapplers que tendem a construir suas vitórias no octógono apenas com base no controle posicional no solo, focando apenas em travar seus adversários e triunfar por pontos, sem buscar uma finalização ou nocaute. De acordo com Welch, existe um rumor nos bastidores do mundo do MMA que aponta que o UFC tem a intenção de eliminar do seu plantel atletas com estas características.

“Eu não sei se eles estão ou não, mas há boatos que o UFC está meio que tentando se afastar de pessoas que só prendem a outra (no chão), que só tentam travar (a luta). Grapplers que te seguram na meia guarda a luta inteira. Eu acho que eles estão tentando se afastar disso, o que é inteligente. Eles provavelmente deveriam (fazer isso mesmo). É um esporte que as pessoas vão querer assistir”, afirmou Welch.

Patrão incomodado

A suposta iniciativa de remodelar o elenco de atletas do UFC com a saída dos ‘amarrões’ parece fazer coro com as críticas públicas feitas por Dana White, presidente da liga, a este tipo de lutador. Em outubro do ano passado, por exemplo, o dirigente detonou o desempenho do brasileiro Jailton ‘Malhadinho’ Almeida no card do UFC 321, evento no qual o baiano sofreu uma controversa derrota para o russo Alexander Volkov, na decisão dividida dos juízes.

Especialista na luta agarrada, Malhadinho usou e abusou das quedas durante o confronto. Uma vez no solo e por cima, porém, o wrestler baiano pecou no quesito agressividade, sem oferecer grande perigo para o gigante russo. Na maioria das vezes, inclusive, mesmo em posição de desvantagem, Volkov era quem mais buscava o ataque.

Após a disputa, na coletiva de imprensa, Dana criticou duramente o estilo conservador de Malhadinho e deu razão aos juízes que apontaram vitória para Volkov. “Você não pode vencer uma luta apenas deitando em cima de alguém. Não é assim que as coisas funcionam. Eu, na verdade, fiquei muito feliz com a forma que os juízes pontuaram essa luta (Volkov vs Malhadinho). Estou feliz que os juízes deram a luta para ele (Volkov). Achei que ele mereceu e que ele venceu a luta. Você não pode vencer uma luta por não fazer absolutamente nada”, disse o presidente do UFC à época.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC