No último sábado (11), Islam Makhachev e Alexander Volkanovski protagonizaram um confronto que instantaneamente se tornou um clássico do MMA. Durante a superluta, que serviu como ‘main event’ do UFC 284, na Austrália, os dois campeões travaram um duelo bem equilibrado, que terminou favorável para o wrestler russo, que venceu por decisão unânime. No entanto, até por conta das adversidades que seu pupilo passou, o treinador do campeão peso-leve (70 kg), Javier Mendez, prevê uma revanche entre os dois no futuro.
Em entrevista ao ‘Submission Radio’ após o evento, o treinador de Islam afirmou que a tendência é de que os campeões peso-leve e peso-pena (66 kg) entrem em rota de colisão novamente, mas não em uma revanche imediata. Afinal de contas, Volkanovski provavelmente tentará unificar seu título até 66 kg contra Yair Rodriguez, recém-coroado campeão interino da categoria, enquanto Makhachev também tem diversos rivais em sua divisão para medir forças no curto prazo.
“Definitivamente sinto que o UFC vai querer uma revanche, não vejo razão para não fazerem essa revanche. Seria incrível. Os fãs iriam amar. Acho que o Islam também toparia. O Alex, obviamente, também. (…) Ele (Volkanovski) é um competidor, ele acha que ganhou, essa é a forma que você deve se sentir. E ele tem uma atitude boa, então sim, acho que em algum momento eles provavelmente farão uma revanche. Quando eles colidirem novamente, será uma luta diferente, com adversidades distintas para ambos os lados. Não será fácil para ninguém, de forma alguma. Veremos o que acontece”, opinou Mendez.
Com o triunfo sobre Volkanovski, Makhachev defendeu seu reinado até 70 kg, ampliou sua sequência positiva no UFC para 12 vitórias consecutivas e, de quebra, provavelmente assumirá o posto de lutador número 1 no ranking peso-por-peso da companhia presidida por Dana White. Antes do duelo do UFC 284, o russo figurava na segunda colocação da listagem que considera os atletas de todas as categorias de peso.