Reserva da disputa de cinturão dos meio-médios (77 kg) entre Leon Edwards e Colby Covington no UFC 296, Belal Muhammad era visto como o próximo desafiante natural ao título da categoria. Mas se dependesse de Dave Lovell, treinador do campeão inglês, o posto seria ocupado por um outro concorrente: Gilbert Durinho.
Em recente participação no programa ‘The MMA Hour’, Lovell destacou o mérito desportivo de Belal na briga pelo posto de desafiante número 1. No entanto, se tivesse o poder de decisão, o treinador de Leon Edwards admitiu que gostaria de ver seu pupilo medir forças com o atleta brasileiro na próxima rodada.
“Bom, sejamos verdadeiros. O Belal conquistou seu lugar, não é? Mesmo não tendo feito tudo que o Leon fez. Mas ele conquistou essa posição na concorrência. Sendo sincero, se eu realmente tivesse a escolha, mas não acho que vá acontecer, eu gostaria que o Leon lutasse com o (Gilbert) Burns (…) Se tivesse opção se quem seria o próximo, eu preferiria o Burns ao invés do Belal, porque acho que o Burns traz mais (coisas) para a mesa (…) Então, sim, se eu optasse, no geral, gostaria do Burns, mas nós enfrentaremos quem quer que seja jogado para nós”, opinou Dave.
Cenário improvável
Apesar da sugestão animar a parcela de fãs brasileiros que querem ver Durinho disputando o cinturão, o cenário proposto é pouco provável, ao menos no curto prazo. Afinal de contas, Gilbert tem duelo marcado com Jack Della Maddalena, em março de 2024. E, apesar de não ter confirmado oficialmente, Dana White tende a escalar Belal como o próximo oponente de Leon no Ultimate.