Derrotado pela segunda vez por Alex Poatan em uma disputa de título nos meio-pesados (93 kg) do UFC, Jiri Prochazka parece enfrentar um dilema em sua carreira. Sem perspectiva de garantir uma nova luta pelo cinturão enquanto o brasileiro permanecer como campeão da categoria, o tcheco pode optar por trocar de divisão. Pelo menos é o que sugere Martin Karaivanov, seu treinador.
Em entrevista ao site ‘TN CZ Sport’, o treinador de Prochazka admitiu que, diante da situação atual, seu pupilo pode descer para o peso-médio. Na opinião do profissional, mudar de categoria e respirar novos ares pode trazer benefícios para a carreira do lutador tcheco.
“Pessoalmente, eu vejo (o peso-médio) como um potencial recomeço e um passo positivo. Ele ainda está em uma idade onde pode cortar peso para (84 kg) relativamente bem. Nós definitivamente vamos conversar sobre isso. Não vai ser minha decisão, mas uma decisão da equipe. O peso-médio faria sentido porque seria um novo começo, algo novo para focar. Um retorno ao meio-pesado faria sentido se e quando começasse a ficar difícil para ele cortar peso para o peso-médio”, ponderou Martin Karaivanov.
Troca de categoria ou aposentadoria precoce?
Logo após ser nocauteado por Alex Poatan na luta principal do UFC 303, no último sábado, e ampliar seu retrospecto negativo diante do brasileiro, Jiri Prochazka veio a público através das suas redes sociais e admitiu que precisa evoluir como lutador. Mais do que isso, o tcheco – talvez ainda afetado pela decepcionante derrota – indicou que uma aposentadoria precoce não está completamente descartada, principalmente se não alcançar o progresso desejado.