UFC

Treinador de Islam Makhachev aponta fraqueza de Ilia Topuria

Ilia Topuria vive o auge de sua trajetória no UFC. Ex-campeão peso-pena (66 kg) e recém-coroado também na divisão dos leves (70 kg), o georgiano radicado na Espanha acumula vitórias expressivas e ostenta, atualmente, o topo do ranking peso-por-peso da organização. Apesar do domínio, o atleta ainda desperta debates entre especialistas — inclusive de figuras renomadas como Javier Mendez, treinador da American Kickboxing Academy (AKA) e mentor de lendas como Khabib Nurmagomedov e Islam Makhachev.

Durante sua participação no podcast ‘Know Time’, Mendez teceu elogios às habilidades de ‘El Matador’. Ainda assim, apontou o que, em sua visão, falta para que o campeão seja considerado um lutador verdadeiramente completo.

“O Ilia Topuria, eu diria que, com ele, é melhor ficar fora do alcance do boxe. Com certeza, 1 milhão por cento… Ele tem o melhor boxe do MMA atualmente. Ele é quase um lutador completo, mas ainda não é. Falta a parte dos chutes“, afirmou o treinador.

Caminho para vitória

Segundo o técnico da AKA, embora o georgiano tenha um nível “decente” de wrestling e jiu-jitsu — respaldado por relatos de parceiros de treino —, a principal lacuna técnica estaria na pouca ênfase ao jogo de pernas. Para ele, explorar essa fraqueza seria fundamental para quem busca traçar uma estratégia eficiente.

“O Muay Thai seria uma boa especialidade contra ele, mas a grande tarefa é mantê-lo longe de você”, completou Mendez.

As declarações surgem em meio à possibilidade de um futuro confronto entre Topuria e seu principal pupilo, Islam Makhachev. O russo enfrentará o campeão dos meio-médios (77 kg), Jack Della Maddalena, pelo título no UFC 322, marcado para o dia 15 de novembro, em Nova York (EUA). Caso conquiste o cinturão, o espanhol já manifestou o desejo de enfrentá-lo em busca de um feito inédito: conquistar títulos em três categorias diferentes.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Melquizael Costa projeta duelo futuro contra Jean Silva no UFC: “Vou enfiar a porrada”

Embalado por cinco vitórias consecutivas no UFC, Melquizael Costa vive possivelmente o melhor momento de…

18/12/2025

Anderson Silva e Jake Paul batem o peso e confirmam lutas de boxe contra ex-campeões

Na tarde desta quinta-feira (18), em Miami (EUA), a Most Valuable Promotions realizou a pesagem…

18/12/2025

Campeão da PFL e pupilo de Khabib, russo recebe um ano de suspensão por doping

Outro grande nome do MMA profissional foi flagrado pela política antidoping na última quarta-feira (17).…

18/12/2025

Aos 50 anos, Anderson Silva descarta aposentadoria: “A luta é o meu ar”

Em junho de 2024, na luta principal da primeira edição do ‘Spaten Fight Night’, Anderson…

18/12/2025

Jacqueline Cavalcanti explica importância de Cris Cyborg em sua carreira: “Mudou minha vida”

Aos 40 anos de idade, Cristiane Justino segue no mais alto nível de rendimento, sendo…

18/12/2025

Jake Paul esbanja confiança antes de luta contra ex-campeão mundial de boxe: “Sou melhor”

Às vésperas do que promete ser o maior desafio de sua carreira, a postura de…

18/12/2025