Depois de ser alvo de uma série de críticas por seu comportamento no corner de Aspen Ladd, na luta principal do UFC Vegas 40, no último sábado (16), Jim West – treinador principal e namorado da atleta – veio a publico para se pronunciar sobre o assunto. Através de sua conta pessoal no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui), o profissional admitiu que pode ter exagerado no tom severo de suas instruções durante os intervalos entre rounds da luta entre sua pupila e a brasileira Norma Dumont, que saiu vitoriosa na decisão unânime dos juízes.
O treinador ainda argumentou que, por conhecer Ladd, instruções puramente técnicas não seriam suficientes para afastar a apatia apresentada pela lutadora americana durante o combate, principalmente nos três primeiros rounds. Mesmo assim, Jim West assumiu a culpa e prometeu buscar sua melhora como profissional nas próximas ocasiões.
O imbróglio teve início ainda durante o combate, válido pelo main event do UFC Vegas 40, no último sábado. Com sua aluna atuando de forma apática desde o início da peleja e sendo dominada pela rival, Jim West foi se frustrando e, a cada intervalo entre os rounds, aumentando o tom de sua voz, assim como de suas críticas ao desempenho de Ladd. A tática utilizada pelo treinador da americana foi bastante recriminada nas redes sociais, inclusive por lutadores, como a ex-campeã peso-galo (61 kg) do Ultimate Miesha Tate, que chegou a classificar a postura do profissional como “abusiva”.
“Esta não foi nossa noite. Tem sido nossa noite muitas vezes, no mais alto nível, mas não foi nesta noite. Eu culpo a mim mesmo. Embora isso talvez não tenha sido minha culpa, isso não está aberto a debate. Eu assumo toda a culpa. Sim, depois dos primeiros rounds eu talvez tenha sido um pouco severo, mas eu conheço Aspen e naquele momento, uma conversa técnica não estava nos planos, tendo perdido três rounds. De qualquer forma, eu admito isso e peço desculpas a Aspen Ladd do fundo do meu coração. Eu vou continuar a ser melhor a cada momento”, escreveu Jim West na legenda de sua publicação.
Ao final, a postura agressiva do treinador não foi o bastante para que Aspen Ladd se recuperasse a tempo de virar o placar da disputa e a lutadora americana, que teve uma melhora de desempenho a partir do quarto round, acabou derrotada pela brasileira Norma Dumont nas papeletas dos juízes. Com o resultado, a jovem de 26 anos somou seu segundo revés na carreira, em 11 combates disputados até o momento.