UFC

Treinador considera subida de Makhachev para os pesos-médios: “Ele é bom neste nível”

Desde que conquistou o cinturão dos pesos-leves (70 kg) do Ultimate, Islam Makhachev deixou claro seu desejo de ir em busca do bicampeonato na empresa. A ideia inicial era desafiar o então campeão dos meio-médios (77 kg) Leon Edwards em uma superluta. Mas como o inglês foi recentemente destronado por Belal Muhammad, amigo e eventual parceiro de treinos do russo, a disputa por um segundo cinturão se tornou mais delicada. Mas não impossível. Afinal de contas, o pupilo de Khabib Nurmagomedov poderia se aventurar entre os pesos-médios (84 kg). Ao menos é isto que garante seu treinador.

Em entrevista ao canal ‘Red Corner MMA’, Javier Mendez destacou que o objetivo primário é defender o título até 70 kg novamente, em busca do recorde da categoria – provavelmente em um confronto diante de Arman Tsarukyan. Em seguida, porém, o responsável por afiar as habilidades de Makhachev projeta uma subida em alto nível para os pesos-médios com a devida preparação e adaptação de massa corporal.

“A luta nos meio-médios não vai acontecer, essa seria minha primeira opção. A próxima opção óbvia é o Arman, ele tem que se livrar do Arman. Essa é uma boa razão para lutar com o Arman ou outro (peso-leve): conseguir o maior número de defesas de título entre os pesos-leves. Não acredito que o recorde seja três (risos). É incrível como acontece. Muitos lutadores ganharam títulos ali, mas nunca os mantiveram mais de três vezes. Então Islam vai quebrar o recorde, quero vê-lo se tornando um dos melhores de todos os tempos e acredito que ele está no caminho para isso. Aí depois disso, veremos o que acontece. Talvez o Islam ganhe peso e lute com 84 kg. Ele teria que ganhar peso, obviamente, porque é (uma categoria) um pouco grande para ele. Mas nunca se sabe. Ele é bom neste nível. É o número 1 peso-por-peso por uma razão”, projetou Mendez

O casamento de estilos favorece?

Pensando em um caminho expresso para uma luta de título, Makhachev enfrentaria adversários especialistas na trocação: Dricus du Plessis ou Israel Adesanya, que medem forças pelo cinturão até 84 kg da liga em dez dias, no UFC 305. Independentemente de quem vencer, o russo teria, na teoria, a vantagem técnica no jogo da luta agarrada. Por outro lado, Islam teria que impor um wrestling contra rivais bem maiores do que está acostumado, além de ter que lidar e absorver possíveis golpes desferidos pelos ‘novos adversários’. Apesar de projetável, uma aventura do russo nos pesos-médios, no momento, é bastante improvável.

Matérias Recentes

Acidente! Alexandre Pantoja quebra o braço em queda e perde o cinturão no UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6), definitivamente, não foi da forma que…

07/12/2025

UFC 325! Maurício Ruffy enfrenta Rafael Fiziev em janeiro, na Austrália

Um dos atletas promissores da nova geração já sabe os detalhes de seu próximo desafio…

07/12/2025

Henry Cejudo batalha, mas perde duelo de gerações e anuncia aposentadoria no UFC 323

Uma das carreiras mais vitoriosas dos esportes de combate teve seu capítulo final neste sábado…

07/12/2025

Karine Killer começa bem, mas perde de virada para Maycee Barber no UFC 323

Em ação no card preliminar do UFC 323 deste sábado (6), em Las Vegas (EUA),…

06/12/2025

Guerra! Brunno Hulk batalha e vence ex-desafiante ao cinturão no UFC 323

Antes de competir no UFC 323 deste sábado (6), Brunno Ferreira tinha uma missão clara…

06/12/2025

Veterano, Edson Barboza é nocauteado por Jalin Turner no UFC 323 e amplia má fase

Edson Barboza é um dos grandes strikers que já pisaram no octógono mais famoso do…

06/12/2025