UFC

Treinador considera subida de Makhachev para os pesos-médios: “Ele é bom neste nível”

Desde que conquistou o cinturão dos pesos-leves (70 kg) do Ultimate, Islam Makhachev deixou claro seu desejo de ir em busca do bicampeonato na empresa. A ideia inicial era desafiar o então campeão dos meio-médios (77 kg) Leon Edwards em uma superluta. Mas como o inglês foi recentemente destronado por Belal Muhammad, amigo e eventual parceiro de treinos do russo, a disputa por um segundo cinturão se tornou mais delicada. Mas não impossível. Afinal de contas, o pupilo de Khabib Nurmagomedov poderia se aventurar entre os pesos-médios (84 kg). Ao menos é isto que garante seu treinador.

Em entrevista ao canal ‘Red Corner MMA’, Javier Mendez destacou que o objetivo primário é defender o título até 70 kg novamente, em busca do recorde da categoria – provavelmente em um confronto diante de Arman Tsarukyan. Em seguida, porém, o responsável por afiar as habilidades de Makhachev projeta uma subida em alto nível para os pesos-médios com a devida preparação e adaptação de massa corporal.

“A luta nos meio-médios não vai acontecer, essa seria minha primeira opção. A próxima opção óbvia é o Arman, ele tem que se livrar do Arman. Essa é uma boa razão para lutar com o Arman ou outro (peso-leve): conseguir o maior número de defesas de título entre os pesos-leves. Não acredito que o recorde seja três (risos). É incrível como acontece. Muitos lutadores ganharam títulos ali, mas nunca os mantiveram mais de três vezes. Então Islam vai quebrar o recorde, quero vê-lo se tornando um dos melhores de todos os tempos e acredito que ele está no caminho para isso. Aí depois disso, veremos o que acontece. Talvez o Islam ganhe peso e lute com 84 kg. Ele teria que ganhar peso, obviamente, porque é (uma categoria) um pouco grande para ele. Mas nunca se sabe. Ele é bom neste nível. É o número 1 peso-por-peso por uma razão”, projetou Mendez

O casamento de estilos favorece?

Pensando em um caminho expresso para uma luta de título, Makhachev enfrentaria adversários especialistas na trocação: Dricus du Plessis ou Israel Adesanya, que medem forças pelo cinturão até 84 kg da liga em dez dias, no UFC 305. Independentemente de quem vencer, o russo teria, na teoria, a vantagem técnica no jogo da luta agarrada. Por outro lado, Islam teria que impor um wrestling contra rivais bem maiores do que está acostumado, além de ter que lidar e absorver possíveis golpes desferidos pelos ‘novos adversários’. Apesar de projetável, uma aventura do russo nos pesos-médios, no momento, é bastante improvável.

Matérias Recentes

Jon Jones condiciona continuidade na carreira à performance “dominante” no UFC 309

Considerado por muitos como o maior lutador de MMA de todos os tempos, Jon Jones…

14/11/2024

Stipe Miocic zomba de Jon Jones e minimiza ameaça feita pelo rival

Não é segredo que Stipe Miocic está focado no desafio diante de Jon Jones, campeão…

14/11/2024

Maurício Ruffy abraça comparação com Conor McGregor no UFC

Sensação do Brasil no UFC, Maurício Ruffy está preparado para fazer sua segunda luta no…

14/11/2024

Conor McGregor nega acusação de abuso sexual em depoimento à Justiça

Conor McGregor não luta desde 2021, mas segue sendo protagonista de polêmicas em casos envolvendo…

14/11/2024

Jon Jones confirma rumor sobre volta de luvas antigas no UFC 309

Programado para acontecer neste sábado (16), em Nova York (EUA), o UFC 309 contará com…

14/11/2024

Vítima de fake news, Charles Do Bronx tranquiliza fãs antes do UFC 309

As 'fake news' - ou 'notícias falsas' - se tornaram uma espécie de praga em…

14/11/2024