UFC

Treinador considera subida de Makhachev para os pesos-médios: “Ele é bom neste nível”

Desde que conquistou o cinturão dos pesos-leves (70 kg) do Ultimate, Islam Makhachev deixou claro seu desejo de ir em busca do bicampeonato na empresa. A ideia inicial era desafiar o então campeão dos meio-médios (77 kg) Leon Edwards em uma superluta. Mas como o inglês foi recentemente destronado por Belal Muhammad, amigo e eventual parceiro de treinos do russo, a disputa por um segundo cinturão se tornou mais delicada. Mas não impossível. Afinal de contas, o pupilo de Khabib Nurmagomedov poderia se aventurar entre os pesos-médios (84 kg). Ao menos é isto que garante seu treinador.

Em entrevista ao canal ‘Red Corner MMA’, Javier Mendez destacou que o objetivo primário é defender o título até 70 kg novamente, em busca do recorde da categoria – provavelmente em um confronto diante de Arman Tsarukyan. Em seguida, porém, o responsável por afiar as habilidades de Makhachev projeta uma subida em alto nível para os pesos-médios com a devida preparação e adaptação de massa corporal.

“A luta nos meio-médios não vai acontecer, essa seria minha primeira opção. A próxima opção óbvia é o Arman, ele tem que se livrar do Arman. Essa é uma boa razão para lutar com o Arman ou outro (peso-leve): conseguir o maior número de defesas de título entre os pesos-leves. Não acredito que o recorde seja três (risos). É incrível como acontece. Muitos lutadores ganharam títulos ali, mas nunca os mantiveram mais de três vezes. Então Islam vai quebrar o recorde, quero vê-lo se tornando um dos melhores de todos os tempos e acredito que ele está no caminho para isso. Aí depois disso, veremos o que acontece. Talvez o Islam ganhe peso e lute com 84 kg. Ele teria que ganhar peso, obviamente, porque é (uma categoria) um pouco grande para ele. Mas nunca se sabe. Ele é bom neste nível. É o número 1 peso-por-peso por uma razão”, projetou Mendez

O casamento de estilos favorece?

Pensando em um caminho expresso para uma luta de título, Makhachev enfrentaria adversários especialistas na trocação: Dricus du Plessis ou Israel Adesanya, que medem forças pelo cinturão até 84 kg da liga em dez dias, no UFC 305. Independentemente de quem vencer, o russo teria, na teoria, a vantagem técnica no jogo da luta agarrada. Por outro lado, Islam teria que impor um wrestling contra rivais bem maiores do que está acostumado, além de ter que lidar e absorver possíveis golpes desferidos pelos ‘novos adversários’. Apesar de projetável, uma aventura do russo nos pesos-médios, no momento, é bastante improvável.

Compartilhar
Publicado por
Gaspar Bruno

Matérias Recentes

Pedro Falcão exalta histórico na Nova União e treinos com José Aldo: “Abençoado”

Aos 32 anos de idade e com 20 lutas profissionais de MMA no cartel, Pedro…

04/04/2025

Duelo entre Brandon Royval e Manel Kape é remarcado para o UFC 317

Após um adiamento por conta de uma lesão de Brandon Royval, o aguardado confronto entre…

04/04/2025

Gabriel Braga finaliza rival em estreia e avança para a semifinal do torneio da PFL

Na última quinta-feira (3), a PFL desembarcou em Orlando (EUA) para dar o pontapé inicial…

04/04/2025

Aprendizado e empréstimo! Daniel Willycat revela consequências de lutas canceladas no UFC

Desde que iniciou sua trajetória no maior evento de MMA do planeta, Daniel Santos convive…

04/04/2025

Cormier questiona candidatura presidencial de McGregor: “O povo da Irlanda não gosta dele”

Maior estrela que o MMA já produziu, Conor McGregor divide opiniões por onde passa. E…

04/04/2025

Detox! Sean O’Malley revela camp para o UFC 316 sem redes sociais, maconha e masturbação

Em setembro de 2024, Sean O’Malley foi dominado por Merab Dvalishvili e perdeu o cinturão…

03/04/2025