Siga-nos
Chris Weidman deitado no octógono após ter fraturado a perna em luta contra Uriah Hall no UFC 261.
Chris Weidman deitado no octógono após ter fraturado a perna - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Treinador admite temor com volta de Weidman ao UFC após lesão ‘à la Anderson Silva’

Depois de sofrer uma grave fratura na perna – ‘à la Anderson Silva’ – na sua última luta, em abril de 2021, e passar por um longo e desafiador período de recuperação, Chris Weidman volta à ação neste sábado (19), pelo card do UFC 292, em Boston (EUA), para encarar Brad Tavares. E, apesar do retorno do ex-campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate ser motivo de comemoração, há quem esteja preocupado.

Treinador de longa data do lutador americano, Ray Longo não consegue esconder seu nervosismo com a volta ao cage do pupilo. Em entrevista à ‘CBS Sports’, o experiente profissional admite que, apesar de Weidman ter sido liberado pelos especialistas para competir novamente, teme por uma nova lesão no mesmo local.

“Estou um pouco nervoso. Eu estou um pouco preocupado por causa da lesão, porque se ele fizer a luta que queremos que ele faça, ele está dizendo que vai chutar o cara o mais forte que conseguir – e talvez ele faça. Ele é esse cara. Eu só… Não sei. Eu vou superar isso, mas eu acho que estou um pouco preocupado com a perna. Me mataria se ele machucasse aquela perna novamente”, declarou Ray Longo.

Mesmo com o aval dos médicos e fisioterapeutas, o treinador reconhece que mantém a preocupação com seu pupilo. Após a lesão, Weidman passou por uma cirurgia que colocou uma barra de titânio em sua perna, o que deu a sustentação e resistência necessária para que o lutador pudesse voltar com suas atividades, incluindo chutar com toda sua força. Ainda assim, Longo admite que prefere que o ex-campeão do UFC evite tais golpes.

“Supostamente é uma perna biônica agora. Ele lançou chutes na academia, mas não foi canela com canela. Foi em um saco de bater, mas ele estava dando chicotadas nele. Ele era um chutador feroz no passado. Ele nunca realmente mostrou muito disso no UFC, mas derrubou muitos caras na academia com chutes na perna antigamente. Eu estaria mentindo se dissesse que não estou nervoso. Essa é a única coisa com a qual estou preocupado. Só não quero vê-lo machucar a perna”, concluiu o treinador.

Coincidência marcou lesão

Aos 39 anos de idade, Chris Weidman viveu seu auge na carreira em 2013, quando conquistou o cinturão peso-médio do UFC, desbancando o até então imbatível Anderson Silva. Na revanche, o brasileiro sofreu uma grave fratura na perna ao tentar chutar o rival. Alguns anos depois foi a vez do americano se lesionar de forma impressionante ao tentar o mesmo golpe contra Uriah Hall, no UFC 261, em abril de 2021.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC