Siga-nos
Césal Almeida, o Cesinha, posa para foto no media day do UFC Vegas 112
César Almeida é um dos sete brasileiros escalados para o UFC Vegas 112 - Diego Ribas/Ag Fight

UFC

Tradição! Com sete representantes, Brasil domina último evento do UFC em 2025

O UFC realiza neste sábado (13), em Las Vegas (EUA), o UFC Vegas 112, último evento da organização em 2025. E, para encerrar o calendário, a franquia escalou um card que evidencia mais uma vez a força histórica do Brasil no MMA: sete atletas do chamado ‘Esquadrão Brasileiro’ entram em ação no Apex, reafirmando a tradição nacional como uma das maiores potências do esporte.

Desde os primeiros anos do Ultimate, o Brasil figura entre os pilares da modalidade, revelando campeões e talentos que ajudam a moldar a identidade do MMA mundial. Não por acaso, o número expressivo de representantes no card final do ano reforça o papel contínuo do país como um celeiro de estrelas.

Entre os destaques, César Almeida segue consolidando sua transição do kickboxing para o MMA e busca novo triunfo para se aproximar do top 15 dos médios (84 kg). No peso-pesado, Marcus ‘Buchecha’, um dos maiores nomes da história do jiu-jitsu, volta ao octógono para deixar para trás a frustração pela derrota na estreia pelo UFC e inaugurar sua coluna das vitórias na organização.

No peso-pena (66 kg), Melk Costa, promessa da nova geração, tenta mostrar mais uma vez por que é considerado um dos talentos brasileiros mais empolgantes da atualidade. Para isso, o atleta da equipe ‘Chute Boxe João Emílio’ tenta conquistar sua quinta vitória consecutiva no Ultimate, desta vez diante do francês Morgan Charriere.

O Brasil também marca presença importante na ala feminina. Ex-desafiante ao cinturão peso-palha (52 kg), Amanda Lemos tenta reencontrar o caminho das vitórias e reafirmar sua posição entre as principais atletas da divisão diante da canadense Gillian Robertson. Já Luana Santos vive fase ascendente e busca mais um resultado positivo, desta vez contra Melissa Croden, para consolidar sua escalada no ranking peso-galo (61 kg).

Fecham o time brasileiro o estreante Guilherme Pat, reconhecido pelo estilo agressivo, que encara Allen Frye, e o peso-pena Joanderson ‘Tubarão’, sempre perigoso e dono de apresentações explosivas, que terá pela frente como adversário o australiano Isaac Thomson.

Com sete representantes em ação, o UFC Vegas 112 não apenas encerra a temporada de 2025, mas também simboliza a continuidade de uma tradição que atravessa gerações: a do Brasil como protagonista no MMA mundial. Se depender do ‘Esquadrão Brasileiro’, o último evento do ano promete ser marcado, mais uma vez, pela presença forte e competitiva do país que ajudou a construir a história do esporte.

Fim de uma era

Além da importância esportiva do UFC Vegas 112 como encerramento da temporada, o evento tem um significado simbólico também fora do octógono. Ele marca o último evento do Ultimate transmitido sob o atual modelo de mídia, que inclui a parceria com a ESPN e a tradicional venda via pay-per-view – formato histórico que acompanhou o crescimento global do MMA por décadas.

A partir de janeiro de 2026, essa realidade será substituída por um novo acordo bilionário com a Paramount, que garantirá à plataforma de streaming a exclusividade das transmissões de todos os eventos do UFC, incluindo os principais cards, sem a necessidade de pagamento adicional por pay-per-view aos assinantes. A mudança integra um contrato de sete anos avaliado em 7,7 bilhões de dólares, encerrando oficialmente a era ESPN/PPV e abrindo um novo capítulo na distribuição do esporte mais popular das artes marciais mistas no mundo.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC