Siga-nos
Com dois cinturões nos ombros, Ilia Topuria comemora vitória no UFC 317
Topuria deseja enfrentar Makhachev no evento história na Casa Branca - Alejandro Salazar/PXImages

UFC

Topuria projeta duelo com Makhachev por terceiro cinturão do UFC na Casa Branca

Campeão do peso-leve (70 kg) e ex-dono do cinturão dos penas (66 kg), Ilia Topuria deixou claro que seus objetivos no UFC vão além das defesas de título tradicionais. Em recente coletiva de imprensa na Geórgia, o georgiano radicado na Espanha revelou o desejo de ser o protagonista do card histórico que o UFC planeja realizar na Casa Branca — e já tem até o adversário em mente: Islam Makhachev.

Para ‘El Matador’, o confronto com o ex-campeão dos leves representaria muito mais do que uma superluta. Segundo ele, seria a oportunidade de buscar um feito inédito dentro da organização: conquistar cinturões em três categorias diferentes. Após fazer história ao se tornar o primeiro espanhol a ser campeão do UFC, o atleta agora mira novos horizontes.

“Islam Makhachev (seria o adversário perfeito). Acho que seria uma das maiores lutas da história do UFC: ninguém nunca lutou por um terceiro cinturão, e o Islam dominou e finalizou tudo o que precisava na sua categoria, e depois mudou de divisão. Acho que é uma luta de magnitude gigante, que agrada a todos nós, assim como ao UFC”, declarou o número 1 do ranking peso-por-peso, de acordo com a transcrição do canal ‘She Loves The Gloves’, do ‘Youtube’.

Cenário em construção

Apesar da empolgação de Topuria, o possível duelo depende de alguns desdobramentos, principalmente relacionados ao próximo desafio de Makhachev. O russo encara Jack Della Maddalena no UFC 322, dia 15 de novembro, em disputa pelo cinturão dos meio-médios (77 kg). Só com uma vitória, Islam poderá se habilitar a uma nova disputa de título — desta vez contra Topuria — em um palco simbólico como o gramado da Casa Branca.

Enquanto isso, o campeão dos leves mantém seu status como uma das figuras mais em alta no MMA global. Invicto e dono de performances impressionantes, Topuria segue focado na construção de um legado duradouro. A possível superluta contra Makhachev, unindo dois dos maiores nomes da atualidade, pode ser exatamente o capítulo épico que ele procura para escrever mais uma página histórica no esporte.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Geovanne Peçanha se formou em jornalismo na Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Com passagens por Lance!, CBF TV, FERJ e outros, é um fanático por esportes. Ex-praticante de Muay Thai, se apaixonou pelo MMA.

Mais em UFC