Anticlímax é o termo perfeito para definir o desfecho da luta principal do UFC 321 do último sábado (25), em Abu Dhabi (EAU). Mas não foram somente os fãs de MMA que ficaram frustrados com a disputa do cinturão dos pesos-pesados da entidade terminando em um rápido ‘no contest’ (luta sem resultado). Um dos protagonistas do combate também não escondeu seu desapontamento. Alvo de uma dedada no olho aplicada por Ciryl Gane que acabou encerrando o confronto, Tom Aspinall desabafou sobre a situação já no hospital para o qual foi transportado logo após o evento.
Através de um vídeo de bastidores divulgado em seu próprio canal no Youtube (clique aqui), Aspinall lamentou que o duelo contra o desafiante francês tenha acabado dessa maneira. Visivelmente magoado, o campeão não deixou de criticar o ataque ilegal, mesmo que involuntário, desfeiro por Gane. Avaliado por médicos, Tom destacou que ainda passará por uma bateria de exames assim que retornar para a Inglaterra para, além de compreender melhor a gravidade da situação, projetar quando estará pronto e liberado para voltar a competir no UFC.
“Todo o treino para isso. Que m*** ele estava fazendo? Ele foi avisado duas vezes. E foi lá e fez de novo. Como ele não é desclassificado depois disso? As pessoas começam a me vaiar como se fosse minha culpa. Levei uma dedada no olho, cara. Treinei por 14 meses. Acreditem em mim, não queria levar um dedo no olho. Era a última coisa que queria que acontecesse. Faremos mais exames na Inglaterra. Voaremos de volta hoje e veremos a partir daí. Não tenho certeza de quando estarei pronto até descobrirmos o que está acontecendo. Vejo vocês na próxima, seja lá quando for. Estamos de coração partido”, afirmou Tom.
Alvo de críticas
Assim que o resultado foi anunciado, Aspinall conversou com Daniel Cormier no octógono e se incomodou com as vaias que recebia do público presente na arena. Posteriormente, durante a transmissão pós-show da ‘ESPN’ americana, o campeão dos pesos-pesados foi novamente alvo de críticas, desta vez vindas dos ex-lutadores Chael Sonnen e Anthony Smith, que opinaram que o inglês deveria seguir lutando mesmo com a visão afetada, dada a magnitude do confronto.
Revanche imediata
Como era de se esperar, Dana White lamentou o desfecho do confronto na coletiva de imprensa pós-show. Com elogios ao desempenho de Gane até o fatídico momento da dedada no olho, o presidente do UFC afirmou que o próximo passo natural para a categoria é marcar uma revanche imediata entre os dois “o quanto antes”. Agora resta saber quando Aspinall – que segue no posto de campeão – terá condições clínicas de voltar à ação.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok