A lesão de Kayla Harrison e sua saída do UFC 324, primeiro evento da entidade em 2026, definitivamente não estava nos planos da alta cúpula do Ultimate. Mas para Diego Lima, um treinador influente no ramo, há uma solução viável para que a organização contorne o desfalque e, ainda assim, mantenha a categoria peso-galo (61 kg) feminina ativa: escalar Amanda Nunes vs Norma Dumont em um confronto pelo cinturão interino da divisão.
Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Diego admitiu que pode ter uma opinião enviesada, pois atualmente treina Norma Dumont na ‘Chute Boxe Diego Lima’, em São Paulo. Entretanto, o profissional citou o ótimo momento da carreira da mineira para justificar sua linha argumentativa. Em um cenário em que Kayla fique de fora por tempo indeterminado, Lima compreende que ‘The Immortal’ seja a opção de adversária mais qualificada para duelar contra a ‘Leoa’.
“Acredito que é a única luta que faz sentido. Não vejo por que travar uma categoria. É uma lesão. O melhor a se fazer é deixar a categoria andar. Nós não sabemos quanto tempo a Kayla vai ficar fora. Pode ser seis meses, pode ser um ano. Não sabemos. E é uma categoria que tem outras lutadoras que estão buscando um sonho. A Amanda reinou por muito tempo nessa categoria e agora está voltando. E, com certeza, nada importa para ela a não ser uma luta de (título). Então acho que o mais certo é a Amanda estar lutando pelo interino e, com certeza, contra a Norma Dumont. Posso ser suspeito para falar? Posso. Mas qualquer pessoa que acompanha MMA sabe que não existe nenhuma luta a se fazer a não ser Amanda vs Norma”, opinou Lima.
Relembre o caso
Na última quarta-feira, veio a notícia de que a superluta entre Kayla e Amanda, classificada por Dana White como “a maior de todos os tempos”, seria cancelada. Isso porque a bicampeã olímpica precisou passar por uma cirurgia para tratar uma lesão no pescoço e corrigir hérnias de disco da região. Segundo o site ‘The Eagle Tribune’, que deu a notícia em primeira mão, a judoca americana precisará de, no mínimo, seis meses para se recuperar e realizar um período completo de treinamento visando uma volta aos octógonos.
Agora resta saber qual caminho o UFC irá escolher. Por um lado, há quem, como Diego Lima, afirme que a categoria precisa seguir adiante enquanto Harrison se recupera. Para outros, porém, a decisão mais assertiva para a empresa seria aguardar o retorno da americana, que possui um histórico de rivalidade e narrativa com Amanda Nunes – que poderia ser desperdiçado caso a ‘Leoa’ entre em ação antes de sua volta da contusão.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok