Siga-nos
Divulgação/UFC

UFC

Taila Santos busca fazer história ao tentar destronar Valentina Shevchenko no UFC

Neste sábado (11), em Cingapura, Taila Santos tem pela frente uma tarefa hercúlea. No UFC 275, a brasileira tem a missão de, simplesmente, destronar a campeoníssima Valentina Shevchenko no peso-mosca (57 kg), mas, apesar de ter conhecimento do alto nível da adversária, não se desespera. Pelo contrário, a desafiante garante estar preparada para disputar a maior luta de sua carreira e chocar o mundo.

O ‘co-main event’ do UFC 275 coloca frente a frente uma lenda do esporte com uma promessa. Valentina é uma atleta consolidada, tanto que parte da comunidade do MMA a classifica como uma das melhores lutadoras da história da modalidade. Atualmente, ‘Bullet’ é a campeã da companhia com mais defesas de cinturão (seis vezes) e almeja ampliar seu legado, já que projeta buscar no futuro a conquista de um segundo título em uma categoria diferente.

Por outro lado, Taila protagonizou uma ascensão meteórica na empresa. A brasileira estreou pela organização em 2019 e, três anos depois, ganhou o direito de sonhar em ocupar o lugar mais alto da divisão, após superar quatro oponentes.

É bem verdade que a luta apresenta um favoritismo claro para Valentina, muito por conta dos feitos da mesma no MMA, e uma parcela dos fãs minimiza a importância do duelo, mas Dana White refuta a ideia de que o combate contra Taila será fácil para a campeã do peso-mosca do UFC. Inclusive, o cartola elogiou a brasileira e mostrou confiança em sua capacidade de dificultar ao máximo a tarefa de ‘Bullet’ no octógono.

A catarinense reconhece que Shevchenko, de fato, é uma adversária complicada de se lidar, mas ressalta que não há atleta invencível no esporte. Já a quirguistanesa classifica o embate como outro qualquer e provoca, ao dizer que a oponente está se iludindo, se acha que tem chance de vitória. A rainha da categoria foi além e lembrou que venceu profissionais com estilo semelhante ao da atual rival.

Valentina domina o peso-mosca do UFC por apresentar maior compreensão do MMA. Mais completa, disciplinada e técnica do que as adversárias, a campeã se mostra confortável ao trocar golpes em pé e aposta no volume para abrir vantagem e ser superior no octógono. Quando necessário, a atleta muda o nível do duelo, ou seja, derruba as oponentes e as controla no solo, já que também possui qualidade no grappling.

Taila tem no muay thai seu ponto forte. Contudo, em suas mais recentes aparições na companhia, a brasileira impressionou ao mostrar evolução na luta agarrada e se utilizou da força para dominar as rivais no chão. Apesar da dificuldade que vai encontrar neste sábado, é justamente no aspecto físico que reside a maior chance da catarinense surpreender ‘Bullet’.

Confira o card completo do UFC 275:

Glover Teixeira vs Jiri Prochazka
Valentina Shevchenko vs Taila Santos
Zhang Weili vs Joanna Jedrzejczyk
Jake Matthews vs André Fialho
Jack Della Maddalena vs Ramazan Emeev
Seung Woo Choi vs Joshua Culibao
Steve Garcia vs Hayisaer Maheshate
Jacob Malkoun vs Brendan Allen
Kyung-ho Kang vs Danaa Batgerel
Liang Na vs Silvana Gómez Juárez
Ramona Pascual vs Joselyne Edwards

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC