Tabatha Ricci deu continuidade ao seu grande momento na carreira. No evento do UFC realizado neste sábado (24), na Flórida (EUA), a brasileira enfrentou Gillian Robertson e venceu por decisão unânime dos juízes laterais. No octógono, a paulista controlou a adversária, emplacando o seu quarto triunfo seguido na maior organização de MMA do mundo.
Com a vitória, Tabatha defendeu a 15ª posição no ranking do peso-palha (52 kg) do UFC e, quem sabe, até pode subir alguns degraus na tabela de classificação da categoria, já que venceu, simplesmente, a maior finalizadora da história da organização. Por sua vez, Gillian, em seu segundo combate pela divisão, perdeu pela primeira vez nela.
Tabatha Ricci, de 28 anos, é uma promessa do MMA nacional e está em destaque no UFC. ‘Baby Shark’ iniciou sua trajetória no esporte em 2013 e estreou na maior organização dele em 2021. Pela companhia, a atleta disputou cinco combates, venceu quatro e perdeu um, seu único revés na carreira. Seus principais triunfos foram sobre Gillian Robertson, Jessica Penne e Polyana Viana.
A luta
Depois de um início intenso, Tabatha derrubou a canadense, mas não controlou a adversária. Na trocação, a brasileira mostrou maior agressividade e aplicou a segunda queda em Gillian. Sem pressão e volume na luta em pé, a canadense tentava se aproximar de Tabatha para grudar, mas não conseguiu executar sua estratégia.
No segundo round, a canadense voltou ligada, mas Tabatha permaneceu focada. A brasileira se defendeu de uma tentativa de queda de Gillian e seguiu sendo mais rápida, porém não foi tão incisiva como na parcial anterior. Novamente, Tabatha aplicou a queda, mas não conseguiu manter a canadense no solo. Em pé, Gillian mostrou agressividade, mas recebeu constantes golpes da brasileira.
A intensidade de Tabatha não diminuiu no terceiro round. Depois da troca de golpes, Gillian conseguiu levar a brasileira para o solo, mas não tirou proveito de tal posição. Rapidamente, Tabatha se levantou e, na trocacão, apostou nos jabs e nos chutes baixos para pontuar, incomodando a adversária. Ao final dos 15 minutos de ação, a brasileira levou a melhor por decisão unânime.
Resultados do UFC Jacksonville:
Tabatha Ricci venceu Gillian Robertson por decisão unânime;
Joshua Van venceu Zhalgas Zhumagulov por decisão dividida;
Jose Mariscal venceu Trevor Peek por decisão unânime;
Jack Jenkins venceu Jamall Emmers por decisão dividida;
Sedriques Dumas venceu Cody Brundage por decisão unânime.