A cada dia que passa, Ilia Topuria aumenta ainda mais seu status como uma das novas estrelas do MMA – e potencialmente do mundo dos esportes em geral – na atualidade. Prova disso é a comoção que o campeão peso-leve (70 kg) do UFC provoca ao sair nas ruas, principalmente na Geórgia, país de origem da sua família, e na Espanha, local que adotou como novo ‘lar’ na adolescência e onde reside até hoje.
Por sinal, a presença de Topuria na Geórgia tem causado furor na população local nos últimos dias. Em alguns vídeos compartilhados nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui, aqui e aqui), é possível ver um grande número de georgianos prestigiando a volta da superestrela do UFC para casa. Cercado por uma multidão de fãs, o lutador teve seu nome gritado e foi colocado nos ombros para saudar o público.
Maior estrela do UFC?
Com apenas 28 anos de idade, Ilia Topuria parece ter consolidado seu nome no panteão dos grandes nomes dos esportes de combate. Dono de um cartel ainda invicto no MMA profissional, após 17 lutas disputadas, o georgiano radicado na Espanha já possui em seu currículo dois títulos do Ultimate – um no peso-pena (66 kg) e outro na divisão dos leves – além de vitórias sobre rivais renomados, como Alexander Volkanovski, Max Holloway e Charles Do Bronx.
O legado do ainda jovem lutador pode ser ampliado em breve. Isso porque o próprio Topuria já adiantou que pretende buscar seu terceiro cinturão em categorias diferentes no UFC – um feito ainda inédito na história da organização. Com esse objetivo em mente, o georgiano agora aguarda a definição da dispute entre seu desafeto Islam Makhachev e Jack Della Maddalena, pelo título dos meio-médios (77 kg), que acontece no dia 15 de novembro. Em caso de vitória do russo, é bastante provável que Ilia suba para a divisão até 77 kg em busca do inédito tricampeonato.
De qualquer forma, Topuria já pode ser considerado uma das maiores ou a maior estrela do UFC na atualidade. No âmbito esportivo, o nocauteador georgiano ostenta uma aura de invencibilidade que parece acompanhá-lo sempre que entra no octógono. Seu retrospecto recente, inclusive, o levou ao topo do ranking peso-por-peso do Ultimate, que classifica os melhores lutadores da entidade sem levar em consideração as categorias de peso em que competem. Já fora do cage, ‘El Matador’ também tem se destacado, angariando uma fiel base de fãs ao redor do mundo – especialmente na Geórgia e na Espanha – e se tornando, por tabela, um dos principais ativos da companhia presidida por Dana White.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok