Apesar da diferença na forma como atuam, Sean Strickland possui semelhanças com Jared Cannonier. Neste sábado (17), os atletas, que são tops do peso-médio (84 kg) do UFC, se enfrentam em busca de recuperação na luta principal do show ‘Vegas 66’, último da companhia em 2022. Curiosamente, ‘Tarzan’ enfrentou Alex ‘Poatan’ e ‘The Killa Gorilla’ lidou com Israel Adesanya, em julho, no mesmo evento, perderam, mas, agora, quem vencer o duelo deve se aproximar da disputa pelo título da categoria.
Ciente da importância do encontro, Strickland prometeu ir com tudo para cima do oponente, até porque foi criticado por sua atuação na breve luta contra ‘Poatan’. Na ocasião, ‘Tarzan’ não mostrou a habitual agressividade, optou por trocar golpes ao invés de seguir a estratégia elaborada por sua equipe, que era buscar as quedas, e foi nocauteado no primeiro round. Por sua vez, Cannonier também deve apresentar mudanças para encarar o adversário. Na disputa pelo cinturão do peso-médio, ‘The Killa Gorilla’ foi controlado por Adesanya, não o encontrou no octógono e, consequentemente, pouco atacou. Agora, tanto Sean, quanto Jared visam apagar a impressão que deixaram no cage.
Conhecido no MMA por sua trocação baseada no volume de golpes, bom condicionamento físico e pelo constante uso do ‘trash talk’ antes, durante e depois das lutas, Strickland brinca com o adversário. ‘Tarzan’, que já foi meio-médio (77 kg) antes de se destacar no peso-médio, classificou Jared como um dos profissionais mais assustadores no atual plantel do UFC e revelou não ter estratégia para encará-lo. Sincero, Sean mostra ter conhecimento da força do oponente, mas não se intimida e explica que sua intenção é se divertir no octógono, seja na trocação ou no solo.
Já Cannonier, ex-integrante do peso-pesado e dos meio-pesados (93 kg), também alcançou notoriedade no esporte ao atuar no peso-médio, por conta de seu poder. Vale destacar que o veterano venceu cinco dos sete combates que realizou na categoria, sendo quatro delas por nocaute. Para o compromisso, ‘The Killa Gorilla’ garante que não vai repetir o erro do duelo anterior e adianta que vai buscar a luta para não deixar o rival à vontade em ação.
Com tais características, a expectativa de parte dos fãs é que os atletas protagonizem uma batalha em pé. Adepto da trocação, Strickland pode tentar refazer o jogo feito por Adesanya contra o veterano, ou seja, apostar na movimentação e no volume de golpes para anulá-lo e mostrar QI de luta para não receber em cheio os potentes ataques do mesmo. Por sua vez, Cannonier, temido por abusar da força, reúne poder de sobra para nocautear Sean. Além disso, caso encontre dificuldade no duelo, Jared tem a opção de apostar no clinch e na grade para pontuar e até no wrestling para definir o combate via ‘ground and pound’ no solo. A certeza é que o vencedor, seja Strickland ou Cannonier, volta a pensar em uma possível disputa de cinturão dos médios em 2023.
Card completo do UFC Vegas 66:
Jared Cannonier vs Sean Strickland
Arman Tsarukyan vs Damir Ismagulov
Amir Albazi vs Alessandro Costa
Alex Caceres vs Julian Erosa
Drew Dober vs Bobby Green
Michał Oleksiejczuk vs Cody Brundage
Cheyanne Vlismas vs Cory McKenna
Jake Matthews vs Matthew Semelsberger
Said Nurmagomedov vs Saidyokub Kakhramonov
Rafa García vs Hayisaer Maheshate
Rinat Fakhretdinov vs Bryan Battle
Manel Kape vs David Dvořák
Sergey Morozov vs Journey Newson