No último sábado (16), logo após a realização do UFC 305, Alex Pereira movimentou o noticiário ao afirmar que retornaria para a categoria dos pesos-médios (84 kg) – anúncio que foi considerado uma espécie de desafio ao campeão Dricus du Plessis que, momentos antes, havia finalizado Israel Adesanya. Mas apesar da publicação, ‘Poatan’ dificilmente voltará a competir com 84 kg no MMA profissional. Ao menos é nisto que acredita Sean Strickland, ex-rival e amigo do striker brasileiro.
Em recente entrevista à ESPN americana, o falastrão americano citou o corte de peso como o principal obstáculo para a volta de Poatan com 84 kg. Para corroborar seu ponto, Strickland relembrou um encontro de bastidores na última apresentação de Alex nos pesos-médios dentro do Ultimate. De acordo com o ex-campeão, o brasileiro estava consideravelmente debilitado às vésperas da luta e, por conta disso, duvida que seu antigo rival um dia resolva descer de categoria novamente.
“Seu grande traseiro não vai voltar para os pesos-médios, cara. Como um meio-médio que subiu para os médios, uma vez que você se acostuma com essa categoria, o pensamento de descer novamente parece miserável. Acho que o Alex deveria lutar (com o Dricus) com 93 kg em qualquer dia da semana. Em qualquer dia ele fica com 93 kg, 100%. Eu me lembro de ver o Alex em sua última luta (com 84 kg) no vestiário e ele parecia a morte. Eu fui lá dizer oi para ele e ele parecia a morte. Chegou a um ponto em que eu fiquei tipo: ‘Cara, isso não é bom para você, suba’. 93 kg ele faria num piscar de olhos, mas 84 kg eu não consigo ver ele fazendo isso, felizmente para nós (risos)”, opinou Sean.
Contraproposta de Dricus
Após ser, mesmo que indiretamente, desafiado por Poatan, Dricus rapidamente fez uma contraproposta, sugerindo a hipotética superluta entre campeões sendo disputada entre os meio-pesados (93 kg) – categoria em que o brasileiro reina soberano no momento. A ideia evitaria que Alex passasse por um novo corte de peso debilitante e, de quebra, também seria positiva para du Plessis, que poderia competir por um bicampeonato no Ultimate.