UFC

Stipe Miocic cita fãs e rivais em pronunciamento de adeus ao MMA: “Eternamente grato”

No último sábado (16), os fãs de MMA se despediram de um dos grandes competidores da modalidade na última década: Stipe Miocic. Aos 42 anos, o ex-campeão peso-pesado do Ultimate anunciou sua aposentadoria de forma breve momentos depois de ser derrotado por Jon Jones na luta principal do UFC 309, sediado em Nova York (EUA). Dias após pendurar as luvas, o veterano utilizou suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui) para divulgar um pronunciamento oficial, relembrando grandes momentos de sua carreira e agradecendo aos torcedores, adversários, equipe e família pelo apoio.

Com um vídeo de diversos momentos dos 15 anos de trajetória como profissional de MMA, o americano de ascendência croata agradeceu a membros de sua família, treinadores e até mesmo rivais pelo conhecimento e ajuda durante a trajetória. Apesar da derrota em sua despedida do octógono, Miocic se aposenta como o campeão peso-pesado do UFC com mais defesas de título bem-sucedidas, com quatro ao todo. O veterano também é apontado como o ‘GOAT’ da categoria da empresa presidida por Dana White.

Que forma incrível de me despedir! Comecei essa jornada lutando em pistas de boliche locais e encerrei lotando o Madison Square Garden. Realmente não fica melhor do que isso (…) Não se pode planejar um fim perfeito nesse esporte, mas acho que o fim perfeito é ter sido sortudo o suficiente para ter feito de tudo. Vocês me deram tanto, espero ter orgulhado vocês (…) Aos meus adversários, obrigado a todos. Eu aprendi algo com cada um de vocês. Foi uma honra ir para a guerra, irmãos (…) E finalmente aos meus fãs, vocês são o coração desse esporte. Vocês são o que tornam o MMA incrível! (…) Eternamente grato! Foi uma jornada e tanto!”, declarou Stipe, em parte de seu pronunciamento.

Registro de Miocic no MMA profissional

Em eventos de menor destaque e magnitude, Miocic construiu seus primeiros passos nas artes marciais mistas, em uma trajetória que se iniciou em fevereiro de 2010. Depois de emplacar seis vitórias em pouco mais de um ano e meio de carreira, o americano ganhou uma vaga no UFC, onde posteriormente faria história. Ao longo de toda a carreira, o veterano somou 20 triunfos e cinco derrotas. Com um currículo invejável, Stipe desbancou nomes de peso como Daniel Cormier, Francis Ngannou, Fabrício Werdum, Junior Cigano e Alistair Overeem.

Confira abaixo o pronunciamento na íntegra:

“Deixa eu começar esse post dizendo que estou bem. Já passei por muito pior. Espero que todos tenham curtido o show no sábado. Que forma incrível de me despedir! Comecei essa jornada lutando em pistas de boliche locais e encerrei lotando o Madison Square Garden. Realmente não fica melhor do que isso.

Me desculpem por não ter conquistado a vitória, mas não se pode ter tudo. Às vezes não é a sua noite, essa é a natureza. Não se pode planejar um fim perfeito nesse esporte, mas acho que o fim perfeito é ter sido sortudo o suficiente para ter feito de tudo. Vocês me deram tanto, espero ter orgulhado vocês. Especialmente a Croácia, Cleveland e Ohio. Senti vocês comigo a cada batalha

Ao Marcus Marinelli e a equipe Strongstyle. Começamos juntos e terminamos juntos. Choramos e sangramos juntos. Se as pessoas soubessem a história completa de tudo que já passamos. Poderíamos escrever uma novela incrível. Não há mais ninguém com quem teria compartilhado essa jornada. A melhor parte é que somos uma família para sempre. Marcus, sei que meu pai faleceu. Mas também sei que ele agradece por você ter preenchido esse espaço e se tornado a figura paterna que precisava na minha vida. Tivemos uma jornada e tanto, treinador. Você dedicou anos da sua vida para mim. Fizemos história baseados em um sonho e você teve a visão. Agora temos mais tempo para bebermos vinho e jogar truco enquanto zoamos o Bobby porque ele é péssimo em se defender.

Aos meus adversários, obrigado a todos. Eu aprendi algo com cada um de vocês. Foi uma honra ir para a guerra, irmãos. À minha esposa, você é minha fortaleza. Esse navio não navega sem você. Você sacrificou tanto por esse sonho, eu te amo. Deus sabia que eu precisava de você, que me motivou mais do que ninguém. Sentirei falta de desligar na sua cara no ‘Embedded’, mas o Youtube é para isso (risos). Aos meus filhos, tudo que já fiz foi para vocês dois. À minha mãe, sei que essa não é a carreira que você escolheria para mim, mas você esteve no meu corner desde o primeiro dia. Era eu e você. Para minha família esportiva Vayner, vocês são os melhores no ramo!

E finalmente aos meus fãs, vocês são o coração desse esporte. Vocês são o que tornam o MMA incrível! Sem vocês, nós lutadores sequer existiríamos. O apoio que vocês me deram enquanto eu saía daquele octógono está gravado para sempre na minha memória. Obrigado por isso. Eu não vou a lugar algum. Estou ansioso em começar novos projetos, trazer o podcast de volta, analisar todas as minhas lutas e compartilhar minha realidade com vocês. Até a minha próxima luta… Estou brincando! 

Eternamente grato! Foi uma jornada e tanto!”

Matérias Recentes

Maurício Ruffy embolsa R$ 525 mil por bônus de ‘Performance da Noite’ no UFC 325

A participação de Maurício Ruffy no UFC 325 terminou da melhor maneira possível. Além de…

01/02/2026

UFC 325: Volkanovski vence Diego Lopes, mantém cinturão e iguala recorde de José Aldo

Em seu segundo reinado no peso-pena (66 kg) do Ultimate, Alexander Volkanovski mostrou, neste sábado…

01/02/2026

Maurício Ruffy volta a brilhar e nocauteia Rafael Fiziev no UFC 325

O UFC 325, realizado neste sábado (31), serviu para Maurício Ruffy dar a volta por…

01/02/2026

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026

Rival desafia Renato Moicano para duelo Brasil vs Argentina no UFC

Sem adversário depois da saída de Brian Ortega do confronto originalmente marcado para o UFC…

31/01/2026

Lutador quebra o silêncio após ter luta cancelada por suspeita de manipulação

Uma semana depois de ter sua luta no UFC 324, contra Michael Johnson, cancelada de…

31/01/2026