Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Sonnen enaltece feitos de Usman, mas discorda de comparação com ‘GSP’: “Persegue um fantasma”

A cada aparição no octógono, Kamaru Usman se mostra mais dominante. No último sábado (6), em Nova York (EUA), o campeão dos meio-médios (77 kg) protagonizou o UFC 268 com Colby Covington e defendeu o título pela quinta vez ao superar o rival na revanche por decisão unânime. Após mais um triunfo imponente do nigeriano, Dana White classificou o mesmo como o melhor lutador da história da categoria e possível candidato ao status de número um de todos os tempos do MMA, porém Chael Sonnen possui outra percepção.

Em seu canal oficial no ‘YouTube’, Sonnen reconheceu que os feitos de Usman comprovam sua qualidade como atleta, porém, ao contrário de Dana, não cravou que o campeão dos meio-médios do UFC superou Georges St-Pierre, antigo rei da categoria. De fato, o ex-lutador e atual comentarista ressaltou que só existe os dois profissionais na disputa pelo lugar mais alto da divisão, mas deu a entender que o nigeriano segue atrás do canadense e que tal busca por superar a lenda do MMA pode atrapalhá-lo nos combates a seguir.

Atualmente, Usman domina os meio-médios do UFC e lidera o ranking peso-por-peso, mas as estatísticas ainda favorecem ‘GSP’, ex-campeão da categoria e do peso-médio (84 kg), e que é apontado por parte da comunidade do MMA como um dos melhores lutadores da história do esporte. Vale lembrar que o canadense é o atleta com maior número de vitórias na divisão (19 contra 15 de Usman) e em disputas de título (12 contra seis). Além disso, ‘Rush’ defendeu o cinturão da companhia em nove oportunidades, quatro a mais que o principal concorrente. Por sua vez, o nigeriano só supera o veterano na quantidade de triunfos seguidos (15 contra 12).

“Usman está lá, defendendo o título de campeão mundial e o status de melhor lutador peso-por-peso, enquanto persegue o fantasma de ‘GSP’. É uma situação muito difícil para Usman. A aposentadoria de Usman, mesmo que não esteja em qualquer parte de sua boca, virá muito mais rápido do que você imagina. Ele fez tudo. Só lhe resta um objetivo, que é ultrapassar ‘GSP’. Muito difícil, certo? Mas ele está bem no seu caminho. Usman poderia ser derrotado, poderia deixar o esporte. Ele é um dos dois melhores meio-médios de todos os tempos. Tudo se resume a Usman e ‘GSP’. Não há outra discussão”, analisou Sonnen.

Georges St-Pierre, de 40 anos, é dono de uma das carreiras de maior sucesso na história do MMA. Em sua trajetória no esporte, o canadense disputou 28 lutas, venceu 26, perdeu duas e conquistou o cinturão dos meio-médios do UFC e também do peso-médio. A última aparição de ‘GSP’ no octógono aconteceu em 2017 e seus principais triunfos foram diante de BJ Penn (duas vezes), Carlos Condit, Jake Shields, Johny Hendricks, Jon Fitch, Josh Koscheck (duas vezes), Matt Hughes (duas vezes), Michael Bisping e Nick Diaz.

Atualmente, Kamaru Usman, de 34 anos, é um dos lutadores mais temidos não só do UFC, como também do MMA. O nigeriano estreou pela organização em 2015, disputou 15 lutas e venceu todas. Em 2019, o atleta conquistou o título dos meio-médios e, desde então, defendeu o cinturão em cinco oportunidades. Seus principais triunfos foram sobre Colby Covington (duas vezes), Demian Maia, Gilbert ‘Durinho’, Leon Edwards, Jorge Masvidal (duas vezes), Rafael dos Anjos, Sean Strickland, e Tyron Woodley.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC