UFC

Sonnen compara trajetória de sucesso de Leon Edwards com a de Charles ‘Do Bronx’

No último sábado (20), em Utah (EUA), Leon Edwards fez o improvável e entrou para a história do MMA. Na luta principal do UFC 278, o britânico enfrentou o temido Kamaru Usman e levava a pior até o quinto round, mas não desistiu e, ao aplicar um chute na cabeça do oponente, isolou o favoritismo do mesmo e se tornou campeão dos meio-médios (77 kg). Atento ao evento, Chael Sonnen comparou a trajetória de ‘Rocky’ até o topo com a ascensão de Charles Oliveira no peso-leve (70 kg).

Em seu canal oficial no ‘YouTube’, o veterano destacou que Edwards e Charles foram ignorados pelo UFC, por parte dos lutadores e dos fãs, porém permaneceram em treinamento e cresceram quando ninguém dava nada por eles. Vale destacar que ‘Do Bronx’, com oito vitórias consecutivas, só ganhou a chance de disputar o título do peso-leve da companhia, quando Khabib Nurmagomedov o vagou ao se aposentar em 2020. Já o britânico, integrante de longa data do top-5 dos meio-médios da empresa, desafiou Usman com uma sequência de dez lutas sem perder.

Curiosamente, parte da comunidade do MMA ainda questiona a qualidade de Charles e as casas de apostas costumam classificá-lo como ‘zebra’ em suas lutas, apesar de suas impressionantes vitórias. Não à toa, o brasileiro foi azarão contra Tony Ferguson, Michael Chandler e Dustin Poirier. Agora, Edwards convive com a mesma desconfiança que ‘Do Bronx’. Inclusive, o campeão dos meio-médios do UFC já vê Usman como favorito para uma possível trilogia. Como a trajetória dos atletas até o topo de suas respectivas categorias se assemelha, Sonnen ressalta que ‘Rocky’ se fortalece com o menosprezo de uma parcela dos fãs, assim como o paulista.

“Edwards está em uma posição interessante. Isso me lembra muito Charles Oliveira. Eu poderia trazer nomes populares nessa divisão. Covington lutando com Edwards, Edwards, como campeão, seria o azarão. Edwards vs Usman, Usman seria o favorito e Edwards seria o azarão. Isso importa? Deixe-me lembrá-lo que tem sido a mesma história contada sobre Charles Oliveira e tem sido contada assim por um período de tempo. Há algo que remove essa pressão, há ainda algo a provar”, declarou o veterano.

Leon Edwards, de 30 anos, sempre figurou na elite dos meio-médios do UFC e, finalmente, alcançou o topo da categoria. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico disputou 15 lutas, venceu 12, perdeu duas e uma terminou em ‘no contest’ (sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman, Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025