UFC

Sonnen compara trajetória de sucesso de Leon Edwards com a de Charles ‘Do Bronx’

No último sábado (20), em Utah (EUA), Leon Edwards fez o improvável e entrou para a história do MMA. Na luta principal do UFC 278, o britânico enfrentou o temido Kamaru Usman e levava a pior até o quinto round, mas não desistiu e, ao aplicar um chute na cabeça do oponente, isolou o favoritismo do mesmo e se tornou campeão dos meio-médios (77 kg). Atento ao evento, Chael Sonnen comparou a trajetória de ‘Rocky’ até o topo com a ascensão de Charles Oliveira no peso-leve (70 kg).

Em seu canal oficial no ‘YouTube’, o veterano destacou que Edwards e Charles foram ignorados pelo UFC, por parte dos lutadores e dos fãs, porém permaneceram em treinamento e cresceram quando ninguém dava nada por eles. Vale destacar que ‘Do Bronx’, com oito vitórias consecutivas, só ganhou a chance de disputar o título do peso-leve da companhia, quando Khabib Nurmagomedov o vagou ao se aposentar em 2020. Já o britânico, integrante de longa data do top-5 dos meio-médios da empresa, desafiou Usman com uma sequência de dez lutas sem perder.

Curiosamente, parte da comunidade do MMA ainda questiona a qualidade de Charles e as casas de apostas costumam classificá-lo como ‘zebra’ em suas lutas, apesar de suas impressionantes vitórias. Não à toa, o brasileiro foi azarão contra Tony Ferguson, Michael Chandler e Dustin Poirier. Agora, Edwards convive com a mesma desconfiança que ‘Do Bronx’. Inclusive, o campeão dos meio-médios do UFC já vê Usman como favorito para uma possível trilogia. Como a trajetória dos atletas até o topo de suas respectivas categorias se assemelha, Sonnen ressalta que ‘Rocky’ se fortalece com o menosprezo de uma parcela dos fãs, assim como o paulista.

“Edwards está em uma posição interessante. Isso me lembra muito Charles Oliveira. Eu poderia trazer nomes populares nessa divisão. Covington lutando com Edwards, Edwards, como campeão, seria o azarão. Edwards vs Usman, Usman seria o favorito e Edwards seria o azarão. Isso importa? Deixe-me lembrá-lo que tem sido a mesma história contada sobre Charles Oliveira e tem sido contada assim por um período de tempo. Há algo que remove essa pressão, há ainda algo a provar”, declarou o veterano.

Leon Edwards, de 30 anos, sempre figurou na elite dos meio-médios do UFC e, finalmente, alcançou o topo da categoria. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico disputou 15 lutas, venceu 12, perdeu duas e uma terminou em ‘no contest’ (sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman, Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.

Matérias Recentes

Irmão de Kamaru Usman recebe 30 meses de suspensão por doping antes do UFC Rio

Em meados de outubro de 2025, Mohammed Usman foi retirado do UFC Rio às vésperas…

16/01/2026

Ultimate confirma Bruno Bulldog vs Lone’er Kavanagh no UFC Vegas 114

O UFC oficializou um confronto direto entre atletas ranqueados da divisão dos moscas (57 kg)…

16/01/2026

Chama? Renato Moicano faz campanha para Alex Poatan “salvar” card do UFC 324

Classificado por Dana White como “o maior combate feminino de todos os tempos”, a superluta…

16/01/2026

Dana White aponta Jon Jones como empecilho para superluta com Poatan na Casa Branca

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Jon Jones segue no imaginário dos…

15/01/2026

Veto! Dana White revela desinteresse por McGregor vs Chandler no UFC Casa Branca

A volta de Conor McGregor ao MMA profissional é um assunto repleto de incertezas. Mas…

15/01/2026

Emocionada, Kayla Harrison se pronuncia após cirurgia que adiou luta contra Amanda Nunes

Kayla Harrison se pronunciou pela primeira vez após a oficialização do adiamento de seu aguardado…

15/01/2026