Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

UFC

Sonnen afirma que vitória de Poatan sobre Adesanya seria um “desastre” para o UFC

No próximo dia 12 de novembro, Alex ‘Poatan’ Pereira terá a oportunidade de conquistar o cinturão peso-médio (84 kg) do UFC ao desafiar o atual campeão Israel Adesanya, na luta principal da edição de número 281, programada para acontecer em Nova York (EUA). Mas há quem tema as consequências que um possível triunfo do paulista possa trazer para a organização.

Em vídeo publicado recentemente no seu canal do ‘Youtube’, Chael Sonnen criticou o fato de ‘Poatan’ não ajudar na promoção da luta e classificou uma possível vitória do brasileiro como um “desastre” para o futuro UFC. O ex-lutador, que durante sua carreira se notabilizou por explorar ao máximo a questão comercial, baseou sua tese no aspecto promocional do MMA como única fonte de entretenimento para o público e deixando completamente de lado o fator esportivo, no qual o ex-kickboxer já demonstrou ter capacidade de sobra para agradar os fãs.

De acordo com Sonnen, o trabalho feito pelo atual campeão do peso-médio fora do cage, seja interagindo nas redes sociais ou explorando sua boa oratória quando possui o microfone nas mãos não pode ser substituído à altura pelo lutador brasileiro, de personalidade mais introvertida. Por isso, o americano entende que uma vitória de ‘Poatan’ sobre Adesanya seria prejudicial para o UFC em termos comerciais.

“Então, (Alex) Pereira tem feito um grande trabalho. Mas ele está traindo seus parceiros. Ele tem um trabalho a fazer de vender essa luta. E se ele ganhar essa luta, ele vai ter que levar essa divisão nos ombros. Se ele vai tomar o reinado de Adesanya, você tem que olhar para tudo que Adesanya está fazendo. Você tem que ser capaz de substituir isso e mais. (…) Seria um desastre se Pereira vencesse essa luta, junte a isso as ferramentas de promoção. Você tem um dos grandes marqueteiros do esporte, que se importa com a audiência, ele se importa o suficiente para trazer a vocês o entretenimento. Contra um cara (Poatan) que não liga para isso. Um cara que eu não tenho certeza se saberia soletrar ‘entreter’ – um cara que não entende esse lado do negócio”, analisou Sonnen.

Alex Poatan e Israel Adesanya possuem uma rivalidade antiga, que nasceu quando ambos ainda competiam exclusivamente no kickboxing. Na modalidade, os atletas se enfrentaram em duas oportunidades, ambas vencidas pelo brasileiro, sendo uma por pontos e a outra por nocaute. Depois do sucesso obtido pelo nigeriano no MMA, onde se consolidou como o principal peso-médio do mundo, o paulista decidiu migrar definitivamente para a modalidade e, com uma ascensão meteórica, conseguiu garantir uma disputa de título no UFC contra seu antigo rival.

Mais em UFC