Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Sonnen afirma que Amanda desistiu mentalmente em duelo contra Peña no UFC 269

A derrota de Amanda Nunes para Julianna Peña no co-main event do UFC 269, no último sábado (11), pegou grande parte da comunidade das lutas de surpresa. Mais do que o revés em si, e o consequente fim do reinado da brasileira na divisão dos galos (61 kg), a forma como a ‘Leoa’ foi superada pela americana chamou bastante a atenção, com muitos questionando se a baiana teria tido algum problema físico ou mental que explicasse sua atuação.

Quem parece acreditar em parte desta teoria é Chael Sonnen. O ex-lutador e atual comentarista – através de um vídeo publicado em seu canal do ‘Youtube’ – comparou a derrota da baiana com outras grandes ‘zebras’ da história dos esportes de combate e concluiu que Amanda, em sua visão, teria desistido mentalmente do combate.

Para corroborar sua teoria, Sonnen apontou para o fato da ‘Leoa’ ter dado os três tapinhas e aceitado a derrota para Peña mesmo com o golpe aplicado pela adversária (mata-leão) sem estar perfeitamente encaixado. Ainda de acordo com o ex-lutador, a forma como a brasileira foi superada é mais surpreendente do que a derrota em si.

“Eu não acredito que eu acertei a (previsão) da Peña também. Tenho que dizer, cara, essa foi uma luta diferente. Tipo, nós já vimos zebras antes. Até se você pegar Mike Tyson vs Buster Douglas, onde Mike estava tentando levantar e ele apenas não conseguiu vencer a contagem, ou quando Ronda Rousey teve sua cabeça chutada na terceira fileira, mas ela não queria que isso acontecesse. Isso foi totalmente diferente. Amanda bateu. Aquilo foi 100 por cento uma surra mental, zero por cento físico. Aquela finalização não estava encaixada”, afirmou Sonnen, antes de continuar.

“Aquilo não foi um movimento. Aquilo, absolutamente, não foi uma técnica de luta. Julianna estava em uma posição horrível e Amanda desistiu. Tudo bem. Todo mundo passa por isso em algum momento. Eu só aponto para isso – não para atingi-la – porque essa que foi a surpresa. Se ela fosse chutada como Ronda foi ou nocauteada como Mike foi, nós consideramos isso como uma zebra e uma noite gloriosa. Mas desistir mentalmente e entregar tudo em só sete minutos foi um pouco surpreendente”, concluiu.

Após se manter invicta nos últimos seis anos, Amanda Nunes voltou a sentir o sabor amargo da derrota no último sábado, ao ser finalizada por Julianna Peña no co-main event do UFC 269, em Las Vegas (EUA). O revés sofrido pela brasileira – que era ampla favorita nas casas de aposta para o duelo – marcou o fim do seu reinado no peso-galo do Ultimate, onde havia conquistado o cinturão em junho de 2016. A baiana ainda é a atual detentora do título peso-pena (66 kg) da liga.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC