Siga-nos
Cory Sandhagen sorridente durante um media day do UFC
Cory Sandhagen venceu Rob Font no UFC Nashville - Diego Ribas/Ag Fight

UFC

Sob vaias da torcida, Sandhagen vence Font em luta morna no UFC Nashville

A expectativa de uma luta explosiva entre dois dos melhores pesos-galos (61 kg) do Ultimate durou pouco para os fãs presentes na ‘Bridgestone Arena’, em Nashville, no Tennessee (EUA). Na luta principal do evento do UFC deste sábado (5), Cory Sandhagen e Rob Font fizeram uma luta morna, vencida estrategicamente pelo primeiro, na decisão unânime dos juízes, com direito a muitas vaias da torcida.

Diante de um adversário com o boxe afiado, Sandhagen optou por levar a luta para o solo, onde tinha maior vantagem e menos chances de ser surpreendido, em todos os cinco rounds. Apesar do controle posicional durante grande parte dos 25 minutos, ‘The Sandman’ encontrou dificuldade para superar a defesa de Font, tornando o combate bastante monótono.

Ao final do combate, Sandhagen – na entrevista pós-luta ainda no octógono – revelou que sofreu uma lesão no braço direito, mais precisamente no seu cotovelo, no primeiro round, e isto teria influenciado na sua performance. Apesar do desempenho abaixo do esperado pelos fãs, o triunfo coloca o americano – número 4 no ranking peso-galo – próximo de uma disputa de título na categoria.

A luta

Ciente do perigo na luta em pé que representa seu adversário, Sandhagen não perdeu tempo e já buscou a queda logo nos primeiros segundos. Font se defendeu bem, usando alguns ataques para se livrar da posição incômoda. Novamente em pé, The Sandman manteve a estratégia e levou o combate mais uma vez para o chão, mas teve pouca eficácia no trabalho de ground and pound, até que o rival conseguisse se levantar de novo.

Fiel à estratégia, Cory aplicou nova queda logo no início do segundo round. Uma vez no solo, no entanto, Sandhagen foi pouco eficaz tanto nas movimentações para evoluir na posição quanto no ground and pound. Apesar disso, o controle posicional no solo provavelmente garantiu mais um round a favor do ex-desafiante ao cinturão interino dos galos.

O script dos dois primeiros rounds se repetiu no terceiro período, com uma queda de Sandhagen no início e poucas ações efetivas de ataque durante grande parte do assalto. Com o dever de casa bem feito, Cory repetiu a queda no começo do 4° assalto, para frustração da torcida que já vaiava os lutadores. Por outro lado, apesar de conseguir travar bem as tentativas de ataque do rival no solo, Font não conseguia se desvencilhar da luta agarrada proposta por Sandhagen.

Precisando de um nocaute ou finalização para vencer a luta, Font decidiu mudar sua estratégia no último round e buscou uma queda para surpreender o oponente. Porém, além de não ter sucesso, o lutador viu Sandhagen aproveitar-se da luta agarrada na grade para derrubá-lo novamente. Pela primeira vez na luta, Cory encaixou um triângulo de mão e levou perigo ao rival, que se defendeu bem. Mais um round de domínio para The Sandman.

Confira os resultados do UFC Nashville:

Cory Sandhagen venceu Rob Font por decisão unânime dos juízes;
Tatiana Suarez venceu Jéssica Bate-Estaca por finalização;
Dustin Jacoby venceu Kennedy Nzechukwu por nocaute técnico;
Diego Lopes venceu Gavin Tucker por finalização;
Tanner Boser venceu Aleksa Camur por decisão unânime dos juízes;
Ludovit Klein venceu Ignacio Bahamondes por decisão unânime dos juízes;
Kyler Phillips venceu Raoni Barcelos por decisão unânime dos juízes;
Carlston Harris venceu Jeremiah Wells por finalização;
Billy Quarantillo venceu Damon Jackson por decisão unânime dos juízes;
Cody Durden venceu Jake Hadley por decisão unânime dos juízes;
Sean Woodson venceu Dennis Buzukja por decisão unânime dos juízes;
Assu Almabayev venceu Ode Osbourne por finalização.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC