A luta principal do UFC Vegas 68, realizado neste domingo (5), foi um verdadeiro monólogo de Sergey Spivak. Sem tomar conhecimento de seu rival, o atleta da Moldávia colocou seu estilo de grappler em prática e não deu brechas para Derrick Lewis. Após amplo domínio nas interações, ‘The Polar Bear’ finalizou o maior nocauteador dos pesos-pesados do Ultimate ainda no primeiro assalto.
A Luta
O início do confronto foi marcado por alguns segundos de estudo de ambas as partes. Mas após lançarem os primeiros golpes, Spivak não perdeu tempo para controlar Lewis no clinch. Da posição, o moldavo aplicou uma plástica queda que deixou o adversário com as costas chapadas no chão no centro do octógono.
A diferença no nível de performance dos pesos-pesados na luta agarrada ficou explícita a partir deste momento. Sedento para liquidar a fatura o quanto antes, Spivak conseguiu a montada e castigou o rival americano no ground and pound – ficando próximo, inclusive, de acabar com o confronto. Em apuros, Lewis tentou se defender mas cedeu as costas.
Usando a força bruta dos seus 120 kg, ‘The Black Beast’ foi capaz de se reerguer e ficar de pé algumas vezes. No entanto, assim que o fazia, era prontamente derrubado outra vez pelo adversário moldavo. Na última interação no solo, Spivak encaixou um katagatame justo e obrigou Lewis a dar os ‘três tapinhas’ em sinal de desistência.
Após o combate, durante a entrevista pós-luta, Spivak mostrou seu respeito por Derrick Lewis e pediu por um oponente do top 5 da categoria. Logo em seguida, o lutador moldavo desafiou Jon Jones, que estreia entre os pesos-pesados em março deste ano, já pelo cinturão vago da divisão, contra Ciryl Gane.
“Derrick Lewis é fantástico, lutou duas vezes pelo título. É uma lenda, adoro ele. Mas chegou meu momento, estou aqui. Quero alguém do top 5. Se eu falar Jon Jones, quem sabe (acontece). Eu quero o Jon Jones. Jon Jones, te respeito muito, mas estou chegando. Onde está meu bônus? Eu mereço”, declarou o moldavo, ainda no octógono.
Com o resultado, Spivak provavelmente trocará de posições no ranking com Lewis. Anteriormente na 12ª colocação, a tendência é que ‘Polar Bear’ assuma a sétima posição da listagem após emplacar sua terceira vitória consecutiva na principal liga de MMA do mundo.
Confira abaixo os resultados do UFC Vegas 68:
Sergey Spivak venceu Derrick Lewis por finalização no primeiro round
Devin Clark venceu Jung Da-un por decisão unânime
Marcin Tybura venceu Blagoy Ivanov por decisão unânime
Kyle Nelson venceu Choi Doo-ho por decisão majoritária
Adam Fugitt venceu Yusaku Kinoshita por nocaute técnico no primeiro round
Anshul Jubli venceu Jeka Saragih por nocaute técnico
Lee Jeong-yeong venceu Yi Zha por decisão dividida
Rinya Nakamura venceu Toshiomi Kazama por nocaute técnico no primeiro round
Park Hyun-sung venceu Choi Seung-guk por finalização no terceiro round
Park Jun-yong venceu Denis Tiuliulin por finalização no primeiro round
Tatsuro Taira venceu Jesús Santos Aguilar por finalização no primeiro round