Sean O’Malley prometeu chocar o mundo e cumpriu com sua palavra ao atuar no UFC 292. No evento realizado neste sábado (19), em Boston (EUA), ‘Sugar’ esbanjou uma defesa de quedas apurada, técnica na trocação e nocauteou o favorito Aljamain Sterling no segundo round. Dessa forma, o atleta deixou de ser um prodígio do MMA para se tornar campeão do peso-galo (61 kg) da maior organização da modalidade do mundo.
Vale pontuar que, antes de impressionar contra Sterling, O’Malley também surpreendeu Petr Yan, ex-campeão do peso-galo do UFC. Agora, no lugar mais alto da categoria, o americano menciona Marlon Vera como potencial adversário, mas opções não lhe faltam. Por outro lado, com o duro revés, Sterling pregou calma para definir seu futuro na organização. Anteriormente, ‘The Funk Master’ informou que, após o evento, subiria para o peso-pena (66 kg).
Sean O’Malley, de 28 anos, é o mais novo campeão do peso-galo do UFC e um dos lutadores mais populares do esporte. O americano foi revelado no programa ‘Contender Series’, em 2017, e disputou 11 lutas pela maior organização de MMA do mundo. Nela, ‘Sugar’ possui nove vitórias, sendo seis por nocaute, uma derrota e um ‘no contest’ (sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Aljamain Sterling, Eddie Wineland, Petr Yan, Raulian Paiva e Thomas Almeida.
A luta
O primeiro round foi estudado por parte dos atletas. O’Malley se movimentou de forma constante para impedir a aproximação de Sterling. Com isso, Aljamain encontrou dificuldade para grudar em Sean e recebeu chutes do mesmo. Nos segundos finais do assalto, Sterling agarrou o rival e o golpeou, mas não conseguiu a queda.
No segundo round, Sterling se aproveitou de um escorregão de ‘Sugar’ e tentou a queda, porém sem sucesso. Em pé, O’Malley, preciso, puniu o rival por se aproximar de forma descuidada. Andando para trás, Sean acertou um direto limpo no rosto de Aljamain, que desabou no octógono. Com Sterling abalado no solo, ‘Sugar’ liquidou a fatura ao aplicar um ground and pound certeiro para se tornar campeão do peso-galo do UFC.
Resultados do UFC 292:
Sean O’Malley nocauteou Aljamain Sterling no 2º round;
Zhang Weili venceu Amanda Lemos por decisão unânime;
Ian Machado Garry venceu Neil Magny por decisão unânime;
Mario Bautista venceu Da’Mon Blackshear por decisão unânime;
Marlon Vera venceu Pedro Munhoz por decisão unânime;
Brad Tavares venceu Chris Weidman por decisão unânime;
Gregory ‘Robocop’ nocauteou Denis Tiuliulin no 1º round;
Kurt Holobaugh finalizou Austin Hubbard no 2º round;
Brad Katona venceu Cody Gibson por decisão unânime;
Andre Petroski venceu Gerald Meerschaert por decisão dividida;
Natália Silva venceu Andrea Lee por decisão unânime;
Karine ‘Killer’ finalizou Maryna Moroz no 1º round.