Siga-nos
UFC/ Divulgação

UFC

Saimon Oliveira vence guerra no octógono e salva noite brasileira no Contender Series

Realizado nesta terça-feira (7), na cidade de Las Vegas (EUA), o segundo episódio da quinta temporada do programa ‘Contender Series’ contou com a participação de três brasileiros no octógono. No entanto, apenas um deles venceu sua disputa e agradou Dana White o suficiente para garantir o contrato com a maior organização de MMA do planeta.

Natural de Santa Catarina, Saimon Oliveira protagonizou combate agressivo e movimentado contra o mexicano Jose Alday, a quem venceu por decisão dividida após três assaltos de constante troca de domínio no octógono. Aos 30 anos, o representante da ‘Astra Fight Team’ venceu sua quinta luta seguida na carreira e ampliou seu cartel profissional para 18 triunfos e apenas uma derrota.

Além de Saimon, outros quatro atletas assinaram contrato com o UFC nesta noite. Chad Anheliger, que venceu Muin Gafurov por decisão dividida, Carlos Vergara que nocauteou Bruno Mesquita no 1º round, Chidi Njokuani que nocauteou Mario Filipe no 3º round, e Josh Quinlan que nocauteou Logan Urban no 1º round.

A luta

A disputa começou equilibrada. Com mais volume de ataques, Saimon caminhou para frente, mas também deixou espaços para sofrer com os contra golpes do oponente. No final do assalto, porém, uma queda terminou por garantir a vantagem mínima. Saimon 10 x 9 Alday.

No segundo assalto, o combate ficou franco e os dois atletas conectaram fortes golpes no infight. Com mais volume de jogo, o mexicano levou vantagem ao imprimir mais o ritmo e surpreender com fortes chutes. Saimon 19 x 19 Alday.

No terceiro round, Saimon não parou de atacar e, embora tenha se deixado golpear mais uma vez, manteve o domínio das ações. Com duas quedas nos últimos cinco minutos, o catarinense dominou no chão e não deixou dúvidas aos jurados sobre sua superioridade no duelo. Saimon 30 x 27 Alday.

Segunda chance

A luta entre Chidi Njokuani e Mario Filipe começou com alguns minutos de estudo da média distância, quando ambos trocaram chutes baixos e altos. No entanto, após um desequilíbrio do americano, o confronto ganhou emoção e contundência, com ataques da curta distância.

No entanto, Mario, que fazia sua segunda apresentação no Contender Series, acertou dois golpes baixos e perdeu um ponto, o que somado à ligeira vantagem do rival o colocou em situação delicada nas papeletas. Njokuani 10 x 8 Mario.

Na segunda etapa, a experiência do ex-lutador do Bellator fez a diferença. Com golpes de encontro e joelhadas no clinche, Njokuani ditou o ritmo até cair por cima, quando ampliou a vantagem e deixou o rival sem opções além de se defender. Njokuani 20 x 17 Mario.

Já no terceiro e último assalto, Njokuani sobrou. Depois de pressionar com golpes na curta distância e colocar o brasileiro contra as grades, o descendente de nigerianos nocauteou com socos no ground and pound.

Derrota-relâmpago

Bruno ‘Korea’ não teve chances diante de Carlos Vergara. Em apenas 41 segundos, o americano pressionou, conectou dois cruzados, encurralou e definiu o confronto com uma certeira joelhada na linha de cintura que levou o brasileiro à lona, sem reação.

Aos 30 anos, Bruno, dono de cartel profissional com 12 vitórias, perdeu sua quarta luta na carreira – curiosamente em novo momento decisivo. Depois de perder nas semifinais do TUF e em sua única apresentação no UFC, o atleta também foi superado em duas aparições internacionais no ‘Titan FC’.

Acompanhe os resultados do ‘Contender Series’:

Chad Anheliger venceu Muin Gafurov por decisão dividida;
Carlos Vergara nocauteou Bruno Mesquita no 1º round;
Saimon Oliveira venceu Jose Alday por decisão dividida;
Chidi Njokuani nocauteou Mario Filipe no 3º round;
Josh Quinlan nocauteou Logan Urban no 1º round.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em UFC