Siga-nos
Alex Poatan é auxiliado pelo cutman no intervalo da luta no UFC 307
O brasileiro divulgou imagens em que aparece bastante debilitado às vésperas da pesagem do UFC 307 - Louis Grasse/PxImages

UFC

Sacrifício! Alex Poatan exibe corte de peso exaustivo antes do UFC 307; veja

No início do mês, Alex Pereira fez mais uma defesa de título bem-sucedida ao nocautear Khalil Rountree Jr na luta principal do UFC 307. Mas nesta terça-feira (15), através de seu canal oficial no Youtube, ‘Poatan’ divulgou um vídeo com os bastidores do evento sediado em Utah (EUA). E dentre inúmeros detalhes que normalmente não são vistos pelos fãs de MMA, o que mais chamou a atenção foi o corte de peso realizado pelo campeão dos meio-pesados (93 kg). Com um processo intenso, o striker brasileiro se mostrou aparentemente bastante debilitado com a dinâmica de desidratação (veja abaixo ou clique aqui).

O striker paulista adotou diversas táticas para cortar peso às vésperas do card, como o uso de toalhas, roupas térmicas e idas à sauna. Além disso, Poatan conciliou a estratégia com exercícios aeróbios, como corrida, sombras de boxe e manopla puxada por Plinio Cruz e Glover Teixeira. Em determinado momento, visivelmente cansado, o brasileiro precisou de ajuda  dos companheiros de treino até mesmo para tirar as três camadas de roupa que vestia.

Após toda a rotina realizada, Poatan ainda estava 1,3 kg acima do limite da categoria para disputas de cinturão. Desta forma, com toalhas por todo o corpo, o brasileiro saiu do quarto do hotel dos lutadores e se encaminhou até uma banheira, para uma última sessão de desidratação, atingindo, enfim, o peso necessário para enfrentar Khalil Rountree Jr. Quando chegou na arena ‘Delta Center’, horas antes de competir, Alex Pereira se pesou e atingiu a incrível marca de 103,5 kg – recuperando mais de 10 kg em pouco mais de 24 horas.

Retorno aos médios viável?

Poatan já deixou claro seu interesse em tentar voltar aos pesos-médios (84 kg) no futuro e reaver o cinturão que já foi seu. Mas com o mais recente vídeo divulgado, boa parte dos fãs considera que tal movimento não é mais viável na carreira do brasikeiro, visto o sofrimento até mesmo para atingir o limite dos meio-pesados. Há, porém, quem considere que o corte de peso do UFC 307 foi apenas pontualmente mais exaustivo para o striker paulista por conta do contexto de febre, lesões e ingestão de antibióticos pelo qual Alex estava sendo submetido.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC