O UFC 262 pode ter representado o fim da trajetória de Ronaldo ‘Jacaré’ no UFC. Na atração realizada neste sábado (15), na cidade de Houston, no Texas (EUA), o veterano do peso-médio (84 kg) não só perdeu para André ‘Sergipano’, promessa da categoria, como também foi finalizado pela primeira vez em sua carreira. Após o surpreendente revés, o faixa-preta de jiu-jitsu, imediatamente, saiu do octógono para receber tratamento médico.
Veterano do UFC, Ronaldo ‘Jacaré’, de 40 anos, vive momento delicado na maior organização de MMA do mundo, com quatro derrotas consecutivas. A sequência negativa é a pior da carreira do faixa-preta de jiu-jitsu no esporte. Inclusive, o novo revés pode significar sua demissão do Ultimate. Além de ‘Sergipano’, o experiente lutador foi superado por Jack Hermansson, Jan Blachowicz e Kevin Holland.
A luta
O início do combate foi estudado, com os atletas se respeitando no octógono. Ronaldo ‘Jacaré’ tomou a iniciativa da luta com chutes, pressionou, colocou André ‘Sergipano’ na grade e buscou a queda. No solo, o veterano acertou bons socos, mas a promessa do peso-médio conseguiu se levantar. Em pé, o mineiro atacou e conseguiu derrubar ‘Jacaré’, que saiu da posição. Na sequência, André aplicou mais uma queda e ‘Jacaré’ se levantou rapidamente.
Em uma bobeira do veterano, ‘Sergipano’ pegou suas costas, atacou o braço e, dessa forma, o árbitro interrompeu a luta, mesmo sem ‘Jacaré’ dar os tradicionais três tapinhas de desistência. Essa foi a primeira vez que o faixa-preta de jiu-jitsu foi finalizado em sua carreira e o resultado foi traumático. Além de quebrar o braço, o especialista na arte suave foi derrotado pela quarta vez seguida no UFC e corre sério risco de ser cortado da empresa.
Por outro lado, André ‘Sergipano’, de 30 anos, é um profissional que voa abaixo do radar de parte dos fãs e dos demais lutadores do peso-médio do UFC. Como o atleta venceu as três lutas que disputou na empresa, se aproximou do top-15 da categoria. Na maior organização de MMA do mundo desde 2019, o brasileiro passou pelos compatriotas Antônio Arroyo, Ronaldo ‘Jacaré’ e também por Bartosz Fabinski. Na modalidade, o cartel do mineiro é composto por 20 vitórias e quatro derrotas.