UFC

Ronaldo ‘Jacaré’ é finalizado pela primeira vez na carreira e deixa octógono lesionado

O UFC 262 pode ter representado o fim da trajetória de Ronaldo ‘Jacaré’ no UFC. Na atração realizada neste sábado (15), na cidade de Houston, no Texas (EUA), o veterano do peso-médio (84 kg) não só perdeu para André ‘Sergipano’, promessa da categoria, como também foi finalizado pela primeira vez em sua carreira. Após o surpreendente revés, o faixa-preta de jiu-jitsu, imediatamente, saiu do octógono para receber tratamento médico.

Veterano do UFC, Ronaldo ‘Jacaré’, de 40 anos, vive momento delicado na maior organização de MMA do mundo, com quatro derrotas consecutivas. A sequência negativa é a pior da carreira do faixa-preta de jiu-jitsu no esporte. Inclusive, o novo revés pode significar sua demissão do Ultimate. Além de ‘Sergipano’, o experiente lutador foi superado por Jack Hermansson, Jan Blachowicz e Kevin Holland.

A luta

O início do combate foi estudado, com os atletas se respeitando no octógono. Ronaldo ‘Jacaré’ tomou a iniciativa da luta com chutes, pressionou, colocou André ‘Sergipano’ na grade e buscou a queda. No solo, o veterano acertou bons socos, mas a promessa do peso-médio conseguiu se levantar. Em pé, o mineiro atacou e conseguiu derrubar ‘Jacaré’, que saiu da posição. Na sequência, André aplicou mais uma queda e ‘Jacaré’ se levantou rapidamente.

Em uma bobeira do veterano, ‘Sergipano’ pegou suas costas, atacou o braço e, dessa forma, o árbitro interrompeu a luta, mesmo sem ‘Jacaré’ dar os tradicionais três tapinhas de desistência. Essa foi a primeira vez que o faixa-preta de jiu-jitsu foi finalizado em sua carreira e o resultado foi traumático. Além de quebrar o braço, o especialista na arte suave foi derrotado pela quarta vez seguida no UFC e corre sério risco de ser cortado da empresa.

Por outro lado, André ‘Sergipano’, de 30 anos, é um profissional que voa abaixo do radar de parte dos fãs e dos demais lutadores do peso-médio do UFC. Como o atleta venceu as três lutas que disputou na empresa, se aproximou do top-15 da categoria. Na maior organização de MMA do mundo desde 2019, o brasileiro passou pelos compatriotas Antônio Arroyo, Ronaldo ‘Jacaré’ e também por Bartosz Fabinski. Na modalidade, o cartel do mineiro é composto por 20 vitórias e quatro derrotas.

Jordan Wright aniquila adversário e concorre ao bônus de ‘performance da noite’

Promessa do peso-médio (84 kg), Jordan Wright precisou de pouco mais de um minuto para confirmar seu status na categoria e massacrar Jamie Pickett. Nesse tempo, ‘The Beverly Hills Ninja’ maltratou o adversário ao aplicar uma sequência de cotoveladas junto a grade e ground and pound. Para a surpresa do lutador e de parte dos fãs, ‘The Nightwolf’ resistiu, mas seu fim estava próximo. Após se levantar, Pickett, novamente, foi alvejado pelo rival.

Após desperdiçar a oportunidade de encerrar a luta, Wright não cometeu o mesmo erro e, com o adversário abalado, encerrou o duelo ao aplicar uma joelhada e mais ground and pound. Com a performance avassaladora dentro do octógono, o americano se tornou um dos favoritos a conquistar um dos bônus de ‘performance da noite’. Agora, a promessa do peso-médio soma duas vitórias em três aparições no UFC.

Andrea Lee domina oponente e se aproxima do top-10 do peso-mosca

Andrea Lee fez a alegria da torcida do Texas. A atleta da casa ignorou o fato de Antonina Shevchenko ser irmã de Valentina, campeã do peso-mosca (57 kg) do UFC, e não tomou conhecimento da lutadora no octógono. A vitória da americana em si não foi surpreendente e sim a forma como ela se desenhou. Vale destacar que ‘KGB’ se tornou conhecida no MMA por conta de seu bom nível na trocação, mas, dessa vez, mostrou evolução no solo e finalizou a adversária no segundo round.

Na primeira parcial, Andrea e Valentina travaram um duelo equilibrado, mas a americana percebeu que o grappling seria um bom caminho para alcançar a vitória. No round seguinte, ‘KGB’ conseguiu quedar a adversária logo no início e apresentou um jiu-jitsu justo. A lutadora esteve perto de finalizar o combate várias vezes, mas Antonina mostrou garra e se defendeu do triângulo e dos demais ataques. Mesmo assim, Andrea não desistiu e finalizou a irmã da campeã via chave-de-braço. Com o belo triunfo, a atleta, que ocupa a 11ª posição no ranking do peso-mosca, deve adentrar o top-10 na próxima atualização.

Acompanhe os resultados do UFC 262:

André ‘Sergipano’ finalizou Ronaldo ‘Jacaré’ no 1º round;
Lando Vannata venceu Mike Grundy por decisão dividida;
Jordan Wright nocauteou Jamie Pickett no 1º round;
Andrea Lee finalizou Antonina Shevchenko no 2º round;
Priscila ‘Pedrita’ nocauteou Gina Mazany no 2º round;
Tucker Lutz venceu Kevin Aguilar por decisão unânime;
Christos Giagos finalizou Sean Soriano no 2º round.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024