Robert Whittaker se prepara para um embate decisivo no peso-médio (84 kg) do UFC. Neste sábado (3), em Paris (FRA), o ex-campeão encara Marvin Vettori em importante luta que deve colocar o vencedor próximo de disputar o título da categoria novamente. Ciente de que é apontado por parte da comunidade do MMA como um dos melhores lutadores da divisão, o australiano não discorda de tal status e esbanja confiança para o compromisso no octógono.
No ‘media day’ do UFC Paris, realizado nesta quinta-feira (1º), Whittaker reconheceu que, assim como ele, Vettori possui um papel importante no peso-médio da organização, mas afirmou ser um lutador diferenciado e melhor do que o oponente. Tanto que o ex-campeão da categoria crava que o italiano vai ter dificuldades em lidar com ele no octógono, pois não vai conseguir achá-lo, muito menos se encontrar no combate.
Curiosamente, os profissionais foram derrotados duas vezes por Israel Adesanya, rei do peso-médio do UFC, mas permaneceram em alta na divisão. Mas, ao comparar sua trajetória com a de ‘The Italian Dream’, o australiano frisa que sua evolução no MMA foi maior e mais visível. Inclusive, Whittaker adotou postura semelhante quando enfrentou Kelvin Gastelum, em 2021. Na ocasião, ‘The Reaper’ provou sua superioridade com a vitória por decisão unânime, levando a melhor em todos os rounds. Resta saber se, diante de Vettori, o atleta vai voltar a impressionar.
“Ele quer transformar isso em uma briga de bar. Esse é o estilo de luta dele: chegar perto, empurrar contra a grade, derrubar, desgastar. É isso que ele faz. Sou muito diferente. Estou dentro, fora, bato forte, bato rápido. Acredito que sou tecnicamente melhor que ele. Vou bater muito nele, vou ser muito para ele. Ele está subestimando o quão bom sou, o quão rápido sou, o quão forte bato. Estou melhorando e há fatos concretos para provar isso. As vitórias são provas concretas, a forma como foi a segunda luta com Adesanya é uma prova concreta. Eu definitivamente acho que ele melhorou, mas quanto? É muito difícil avaliar, especialmente quando o estilo dele depende tanto de ser capaz de durar mais que o oponente. Como você fica melhor em receber golpes? Não que isso seja tudo o que ele faz. Seria uma loucura para ele não ter melhorado”, declarou o ex-campeão do UFC.
Robert Whittaker, de 31 anos, mudou de patamar no MMA ao trocar os meio-médios (77 kg) do UFC pelo peso-médio. Não à toa, o australiano se tornou campeão da categoria. Atualmente, ‘The Reaper’ é o primeiro colocado no ranking da divisão, abaixo apenas de Israel Adesanya. Seus principais triunfos no esporte foram sobre Brad Tavares, Darren Till, Derek Brunson, Jared Cannonier, Kelvin Gastelum, Ronaldo ‘Jacaré’, Uriah Hall e Yoel Romero (duas vezes).