No ‘Oscar do MMA’, cerimônia realizada em dezembro, em Las Vegas (EUA), Leon Edwards conquistou o prêmio de ‘Lutador do Ano’, mas Robert Whittaker daria tal honraria para um profissional diferente. Ao participar do programa ‘Main Event’, o ex-campeão do peso-médio (84 kg) do UFC elegeu Alex ‘Poatan’ como melhor lutador de 2023.
É bem verdade que o brasileiro conheceu sua primeira derrota no UFC durante a temporada, mas depois se recuperou. Em abril, ‘Poatan’ foi nocauteado por Israel Adesanya, perdendo para o rival pela primeira vez na carreira em quatro duelos disputados (no kickboxing e no MMA), e saiu do topo do peso-médio. Contudo, na sequência, o atleta subiu para os meio-pesados (93 kg), venceu Jan Blachowicz por decisão dividida, em julho, e conquistou o cinturão vago da categoria ao nocautear Jiri Prochazka, em novembro. Portanto, de acordo com Whittaker, o renomado striker merece ser premiado por sua ascensão.
“Vou com o Alex, sério. A quantidade de trabalho que ele fez em um número tão baixo de lutas. Depois, ele subiu com sucesso. Obviamente, ele era gigante nos médios, então subiu e fez seu trabalho. Ele teve uma boa luta contra Blachowicz e depois pegou a coroa. Não sei, você tem que dar o voto para aquele cara. Com relutância, eu escolho ele”, declarou o ex-campeão do UFC.
Histórico de ‘Poatan’ no UFC
Alex Pereira, de 36 anos, se tornou campeão do peso-médio do UFC, em 2022 e, um ano depois, conquistou o cinturão dos meio-pesados, em sua sétima aparição na liga. No Ultimate desde 2021, o brasileiro venceu lutadores de MMA renomados como Jan Blachowicz, Jiri Prochazka, Israel Adesanya e Sean Strickland.