A subida de Kamaru Usman para os pesos-médios (84 kg) no UFC 294 do último sábado (21) aparentemente movimentou a categoria. Após afirmar que poderia se manter na divisão de cima e apontar Dricus Du Plessis como um oponente ideal para seu próximo passo, o ex-campeão meio–médio (77 kg) da organização se tornou alvo de outro grande nome da entidade: Robert Whittaker.
Em participação no podcast ‘MMArcade’, o ex-campeão até 84 kg do UFC demonstrou interesse em um eventual confronto caso Usman opte por permanecer entre os pesos-médios. De acordo com Whittaker, por conta do retrospecto vitorioso na liga, o lutador nigeriano mereceria enfrentar um rival à altura no ranking. Atualmente, o australiano ocupa a terceira colocação na listagem.
“Ele vai permanecer nos pesos-médios? Não sei. Essa luta me interessa, gosto dessa luta. Eu lutaria com um Usman peso-médio. Não acho que seja uma má luta para se fazer. O que farão? Fazer o Usman lutar com os caras entre os 20 e 30 do ranking para galgar seu espaço? Campeão meio-médio com defesas de cinturão consecutivas, ele definitivamente merece lutar contra um top. Como ele se sairá, veremos. Mas ver sangue novo no topo é interessante. Eu gosto. Ver Chimaev e Strickland lutarem, isso muda as coisas (na categoria), gosto. Torna as coisas interessantes e emocionantes. Estou aqui para isso. Espero que ele (Usman) permaneça. Fique por perto, é divertido aqui em cima, irmão”, projetou Robert.
Novos ares na reta final da carreira
Apesar de afastar a possibilidade de se aposentar no curto prazo, Usman, de 36 anos, pode encontrar nos pesos-médios uma espécie de respiro de novos ares e ‘atalho’ para uma eventual nova disputa de título. Afinal de contas, entre os meio-médios, o nigeriano vem de duas derrotas para o atual campeão, Leon Edwards. Já com 84 kg, caso vença um rival de calibre como Du Plessis ou Whittaker em seguida, Kamaru poderia se colocar como um dos desafiantes ao cinturão, até por conta de sua popularidade e currículo dentro do MMA.