Siga-nos
Alex Poatan é uma das principais atrações do media day do UFC
Alex Poatan subirá para os meio-pesados após perder o título dos médios do UFC - Diego Ribas/PxImages

UFC

Rival alerta Alex Poatan sobre subida para os meio-pesados e sugere Rakic como primeiro oponente

A subida de Alex ‘Poatan’ Pereira para os meio-pesados (93 kg) após perder o título do peso-médio (84 kg) do UFC parece ter movimentado a classe de peso capitaneada por Jamahal Hill. Depois de alguns atletas demonstrarem interesse em recepcionar o brasileiro na divisão, incluindo o próprio campeão, chegou a vez de Anthony Smith  – top 5 do ranking – analisar a chegada do novo rival à categoria.

Em entrevista ao ‘LowKick MMA’, Smith exaltou a capacidade de Alex Poatan como striker, mas fez algumas ressalvas. De acordo com o ex-desafiante ao cinturão até 93 kg do Ultimate, o ex-campeão do peso-médio encontrará na nova categoria adversários que podem lhe trazer perigo no grappling, área na qual o ex-kickboxer se sente menos confortável.

“Eu acho que ele é ótimo, é um striker fantástico. Tem mais grapplers e caras – eu acho que não posso dizer isso de verdade, tem muitos grapplers no 185 (libras/84 kg) também. Ele só não enfrentou nenhum. (Magomed) Ankalaev conseguiria uma queda contra ele. A questão é saber se Pereira conseguiria se levantar. Mas eu preferia vê-lo contra (Aleksandar) Rakic”, analisou ‘Lionheart’.

Teste para Alex Poatan na estreia nos meio-pesados

Ainda sem adversário confirmado oficialmente pelo UFC para sua estreia nos meio-pesados da organização, Alex Poatan mira uma vaga de reserva na próxima disputa de título da categoria. Mas, na visão de Anthony Smith, o oponente ideal para testar a real capacidade do brasileiro de ter sucesso na divisão seria o austríaco Aleksandar Rakic, número quatro no ranking até 93 kg do Ultimate.

“Eu acho que faz muito sentido. Seria um bom teste para ver se ele consegue lidar com os caras grandes no 205 (libras/93 kg). Acho que Rakic não vai ter problemas em lutar em pé com ele, acho que Rakic é um wrestler bom o suficiente e forte o suficiente, que me faz pensar que ele é um ótimo teste para ele”, decretou.

Bicampeão do Glory no peso-médio e meio-pesado, Alex Poatan vai atrás de repetir o feito agora no MMA, mais precisamente no UFC. Depois de conquistar o cinturão até 84 kg contra Israel Adesanya em novembro do ano passado, o brasileiro sofreu um nocaute brutal na revanche dentro do octógono no último dia 8 de abril, pela edição de número 287 do Ultimate, fechando, aparentemente, seu ciclo na divisão que voltou a ser liderada pelo nigeriano, seu rival desde os tempos de kickboxing, onde o paulista venceu os dois confrontos diretos que disputaram.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC