Adversários no ‘co-main event’ da primeira edição do UFC Catar, que acontece neste sábado (22), Belal Muhammad e Ian Machado Garry se uniram – ainda que, aparentemente, de forma não coordenada – em uma campanha contra o ex-campeão meio-médio (77 kg) Kamaru Usman. Às vésperas de se enfrentarem, os rivais – de olho no próximo ‘title shot’ da categoria – repetiram praticamente o mesmo discurso contrário à possível escalação do veterano lutador nigeriano como primeiro desafiante ao título do russo Islam Makhachev, novo detentor do cinturão até 77 kg do Ultimate.
Em conversa com a imprensa no ‘media day’ do UFC Catar, Ian Machado Garry debochou de Kamaru Usman e da sua capacidade de ser um adversário à altura para o novo campeão meio-médio. Para o jovem prospecto irlandês, o russo Islam Makhachev deveria enfrentar um representante da nova geração de lutadores da divisão até 77 kg em sua primeira defesa de cinturão.
“Se eu acho que um dos melhores peso-por-peso do mundo deve enfrentar um acabado, alguém que costumava ser ótimo, mas não é mais? Não! Onde ele (Usman) está no ranking agora, número 8 ou 9? A última luta que ele teve foi contra um cara que tem sete derrotas no UFC? Não! Islam Makhachev é um lutador fenomenal e ele precisa enfrentar um dos jovens promissores, não um ultrapassado que não tem mais joelhos”, disparou o irlandês.
As duras palavras do irlandês foram praticamente repetidas por Belal Muhammad. Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, o americano de ascendência palestina também colocou em xeque a condição física do seu desafeto, com quem já teve um entreveiro nas gravações de um podcast, chegando inclusive às vias de fato.
“Você quer colocar esse velho sem joelhos em uma luta de título? Não dá pra contar com um cara que é um covarde”, detonou Belal.
Usman favorito ao ‘title shot’?
A corrida pelo próximo ‘title shot’ na divisão dos meio-médios do UFC promete ser acirrada. Além do vencedor do duelo entre Ian Machado Garry e Belal Muhammad, que acontece neste sábado, e do ex-campeão Kamaru Usman, o brasileiro Carlos Prates e o equatoriano Michael Morales, ambos recentemente promovidos ao top 5 da categoria, estão na disputa pela vaga de desafiante ao título.
Porém, mesmo com vários concorrentes de peso, no que depender de Islam Makhachev, seu primeiro oponente como novo campeão da categoria já está definido. Isso porque o russo revelou – na coletiva de imprensa pós-UFC322 – que gostaria de enfrentar o nigeriano Kamaru Usman, um dos maiores nomes da história da divisão, em seu próximo compromisso no octógono mais famoso do mundo.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok