Categorias: UFC

Rivais de longa data, Adesanya e ‘Poatan’ se reencontram em disputa de título no UFC

A luta entre Israel Adesanya e Alex ‘Poatan’ é um dos combates mais aguardados da temporada dentro do Ultimate. Não somente pelas credenciais que ambos trazem para o octógono, mas também pelo histórico de rivalidade presente entre os dois. Neste sábado (12), na luta principal do UFC 281, em Nova York (EUA), o campeão nigeriano e o desafiante brasileiro resolverão suas diferenças em duelo que coloca em jogo o título dos pesos-médios (84 kg) da organização.

Rei absoluto na divisão até 84 kg desde 2019, Adesanya se mantém invicto na categoria e se mostra um degrau acima dos principais adversários. Com o amplo domínio, o campeão perdeu um pouco do apelo de suas lutas junto aos fãs, por conta da falta de um rival que a comunidade do MMA sentisse que poderia, de fato, lhe oferecer problemas. Mas este cenário mudou com a ascensão de Alex Poatan nas artes marciais mistas.

Com apenas sete lutas como profissional na modalidade – três dentro do UFC -, o brasileiro já se credenciou para ser o primeiro homem a destronar Adesanya entre os pesos-médios. A curta caminhada até o título é justificada pela rivalidade que Alex detém com o campeão. Rivais de longa data, Poatan e Israel já mediram forças em duas oportunidades nos tempos de kickboxing.

Na primeira oportunidade, em abril de 2016, Alex levou a melhor por decisão unânime dos juízes. Um ano depois, em março de 2017, o brasileiro se tornou o primeiro e único homem a nocautear Adesanya em sua trajetória nos esportes de combate. Carrasco de ‘The LastStyleBender’, Poatan chega com moral e o fator psicológico favorável, por já ter superado o rival, mesmo que em outra modalidade.

O UFC 281 também conta com outra disputa de cinturão. Na luta co-principal do show, a campeã Carla Esparza enfrenta a desafiante e ex-campeã Zhang Weili pelo título dos pesos-palhas (52 kg) da companhia. Outro confronto de destaque do card, o terceiro em ordem de importância, é o choque entre dois pesos-leves (70 kg) de elite: Michael Chandler e Dustin Poirier medem forças em duelo que pode aproximar o vencedor de uma eventual disputa de título na categoria.

Além de Alex Poatan, o evento com sede no ‘Madison Square Garden’ também contará com outros dois lutadores brasileiros em ação. Pela divisão dos pesos-médios (84 kg), Wellington Turman encara Andre Petroski. Já entre os pesos-leves, Renato ‘Moicano’ mede forças com Brad Riddell.

Matérias Recentes

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024

Nikolas Motta cita Diego Lopes como inspiração e cogita convidá-lo para seu corner no UFC China

Alternando resultados positivos e negativos desde que ingressou no Ultimate, em fevereiro de 2022, Nikolas…

22/11/2024

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024