Categorias: UFC

Rivais de longa data, Adesanya e ‘Poatan’ se reencontram em disputa de título no UFC

A luta entre Israel Adesanya e Alex ‘Poatan’ é um dos combates mais aguardados da temporada dentro do Ultimate. Não somente pelas credenciais que ambos trazem para o octógono, mas também pelo histórico de rivalidade presente entre os dois. Neste sábado (12), na luta principal do UFC 281, em Nova York (EUA), o campeão nigeriano e o desafiante brasileiro resolverão suas diferenças em duelo que coloca em jogo o título dos pesos-médios (84 kg) da organização.

Rei absoluto na divisão até 84 kg desde 2019, Adesanya se mantém invicto na categoria e se mostra um degrau acima dos principais adversários. Com o amplo domínio, o campeão perdeu um pouco do apelo de suas lutas junto aos fãs, por conta da falta de um rival que a comunidade do MMA sentisse que poderia, de fato, lhe oferecer problemas. Mas este cenário mudou com a ascensão de Alex Poatan nas artes marciais mistas.

Com apenas sete lutas como profissional na modalidade – três dentro do UFC -, o brasileiro já se credenciou para ser o primeiro homem a destronar Adesanya entre os pesos-médios. A curta caminhada até o título é justificada pela rivalidade que Alex detém com o campeão. Rivais de longa data, Poatan e Israel já mediram forças em duas oportunidades nos tempos de kickboxing.

Na primeira oportunidade, em abril de 2016, Alex levou a melhor por decisão unânime dos juízes. Um ano depois, em março de 2017, o brasileiro se tornou o primeiro e único homem a nocautear Adesanya em sua trajetória nos esportes de combate. Carrasco de ‘The LastStyleBender’, Poatan chega com moral e o fator psicológico favorável, por já ter superado o rival, mesmo que em outra modalidade.

O UFC 281 também conta com outra disputa de cinturão. Na luta co-principal do show, a campeã Carla Esparza enfrenta a desafiante e ex-campeã Zhang Weili pelo título dos pesos-palhas (52 kg) da companhia. Outro confronto de destaque do card, o terceiro em ordem de importância, é o choque entre dois pesos-leves (70 kg) de elite: Michael Chandler e Dustin Poirier medem forças em duelo que pode aproximar o vencedor de uma eventual disputa de título na categoria.

Além de Alex Poatan, o evento com sede no ‘Madison Square Garden’ também contará com outros dois lutadores brasileiros em ação. Pela divisão dos pesos-médios (84 kg), Wellington Turman encara Andre Petroski. Já entre os pesos-leves, Renato ‘Moicano’ mede forças com Brad Riddell.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024