Categorias: UFC

Rivais de longa data, Adesanya e ‘Poatan’ se reencontram em disputa de título no UFC

A luta entre Israel Adesanya e Alex ‘Poatan’ é um dos combates mais aguardados da temporada dentro do Ultimate. Não somente pelas credenciais que ambos trazem para o octógono, mas também pelo histórico de rivalidade presente entre os dois. Neste sábado (12), na luta principal do UFC 281, em Nova York (EUA), o campeão nigeriano e o desafiante brasileiro resolverão suas diferenças em duelo que coloca em jogo o título dos pesos-médios (84 kg) da organização.

Rei absoluto na divisão até 84 kg desde 2019, Adesanya se mantém invicto na categoria e se mostra um degrau acima dos principais adversários. Com o amplo domínio, o campeão perdeu um pouco do apelo de suas lutas junto aos fãs, por conta da falta de um rival que a comunidade do MMA sentisse que poderia, de fato, lhe oferecer problemas. Mas este cenário mudou com a ascensão de Alex Poatan nas artes marciais mistas.

Com apenas sete lutas como profissional na modalidade – três dentro do UFC -, o brasileiro já se credenciou para ser o primeiro homem a destronar Adesanya entre os pesos-médios. A curta caminhada até o título é justificada pela rivalidade que Alex detém com o campeão. Rivais de longa data, Poatan e Israel já mediram forças em duas oportunidades nos tempos de kickboxing.

Na primeira oportunidade, em abril de 2016, Alex levou a melhor por decisão unânime dos juízes. Um ano depois, em março de 2017, o brasileiro se tornou o primeiro e único homem a nocautear Adesanya em sua trajetória nos esportes de combate. Carrasco de ‘The LastStyleBender’, Poatan chega com moral e o fator psicológico favorável, por já ter superado o rival, mesmo que em outra modalidade.

O UFC 281 também conta com outra disputa de cinturão. Na luta co-principal do show, a campeã Carla Esparza enfrenta a desafiante e ex-campeã Zhang Weili pelo título dos pesos-palhas (52 kg) da companhia. Outro confronto de destaque do card, o terceiro em ordem de importância, é o choque entre dois pesos-leves (70 kg) de elite: Michael Chandler e Dustin Poirier medem forças em duelo que pode aproximar o vencedor de uma eventual disputa de título na categoria.

Além de Alex Poatan, o evento com sede no ‘Madison Square Garden’ também contará com outros dois lutadores brasileiros em ação. Pela divisão dos pesos-médios (84 kg), Wellington Turman encara Andre Petroski. Já entre os pesos-leves, Renato ‘Moicano’ mede forças com Brad Riddell.

Matérias Recentes

Assustador! Nocauteado, lutador perde a consciência e apresenta contrações involuntárias; veja

O segundo evento da companhia 'Zeus Combat League' foi o palco de uma das cenas…

02/11/2024

Brendson Ribeiro busca usar derrota de parceiros de equipe como combustível no UFC Canadá

No último final de semana, a equipe 'Brazilian TKO' sofreu dois reveses no UFC 308,…

02/11/2024

Saiba como assistir o UFC Canadá, show com cinco atletas do Esquadrão Brasileiro

Depois de realizar a edição 308 em Abu Dhabi (EAU), o Ultimate volta para a…

02/11/2024

Derrick Lewis passa mal e é retirado de luta contra brasileiro no UFC Canadá

O ex-desafiante ao cinturão dos pesos-pesados do UFC, Derrick Lewis, foi retirado do card do…

02/11/2024

Campeão, Robson Conceição bate o peso e confirma revanche pelo título mundial no boxe

Dono do cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC) na categoria super pena (59 kg),…

01/11/2024

Brasileiro, Caio Machado exalta chance de lutar em card do UFC no Canadá, país que o adotou

O Brasil estará representado por seis atletas no UFC Canadá, neste sábado (2), em Edmonton.…

01/11/2024