UFC

Renato Moicano critica volta de José Aldo e aponta roubo no UFC 315: “Mancha o legado”

A aposentadoria de José Aldo após uma derrota polêmica para Aiemann Zahabi no card principal do UFC 315, no último sábado (10), se tornou um dos assuntos mais comentados entre os membros da comunidade das lutas. Quem também deu seu pitaco sobre o assunto foi o brasileiro Renato Moicano, ex-desafiante ao título e top 10 do peso-leve (70 kg) do Ultimate, que não mediu palavras para expressar sua insatisfação com a situação vivida pelo ‘Campeão do Povo’.

Em um vídeo publicado no seu canal do ‘Youtube’, Renato criticou a decisão de Aldo voltar a competir no Ultimate depois de anunciar sua aposentadoria em 2022, especialmente por aceitar lutas contra rivais pouco renomados. O peso-leve ainda sugeriu um suposto ‘roubo’ na derrota do manauara para Zahabi no UFC 315, citando um erro de julgamento por parte dos três juízes laterais, que apontaram a vitória do lutador canadense. Todo este contexto, na visão de Moicano, manchou o legado do ‘Campeão do Povo’ no esporte.

Os juízes do UFC Canadá destruíram o legado de uma lenda do esporte. Uma das piores decisões que eu já vi em todos os esportes de combate, especialmente no MMA, foi o José Aldo ter voltado a lutar no UFC depois que ele tinha se aposentado da primeira vez. Na minha visão, o Aldo ganhou dois rounds claros. Perdeu o terceiro, mas não foi um 10 a 8. Nem empate dava para dar, os juízes tiraram essa do Aldo… Foi a pior decisão de esporte ele ter voltado (a lutar) porque ele mancha o legado dele, na minha visão”, disparou Moicano.

Legado manchado?

Considerado por muitos como um dos maiores lutadores da história do MMA, José Aldo viveu o auge de sua carreira entre 2009 e 2016, quando dominou o peso-pena no WEC e no UFC, com vitórias impressionantes contra os principais rivais da divisão na época. Depois do fim de seu segundo reinado na categoria, o manauara se manteve em alto nível, mas já sem os mesmos resultados.

Nos últimos anos, já no peso-galo (61 kg), Aldo sofreu algumas duras derrotas – especialmente as duas mais recentes, contra Mario Bautista e Aiemann Zahabi, rivais pouco conhecidos do grande público. O retrospecto recente fez com que parte da comunidade do MMA questionasse, assim como Renato Moicano, as escolhas de carreira do ‘Campeão do Povo’ e o quanto elas poderiam afetar seu legado.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Novo campeão! Petr Yan vence revanche e encerra reinado de Merab no UFC 323

Petr Yan conseguiu fazer o que parecia impossível: derrotar Merab Dvalishvili. Em uma revanche que…

07/12/2025

Acidente! Alexandre Pantoja desloca o braço em queda e perde o cinturão no UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6), definitivamente, não foi da forma que…

07/12/2025

UFC 325! Maurício Ruffy enfrenta Rafael Fiziev em janeiro, na Austrália

Um dos atletas promissores da nova geração já sabe os detalhes de seu próximo desafio…

07/12/2025

Henry Cejudo batalha, mas perde duelo de gerações e anuncia aposentadoria no UFC 323

Uma das carreiras mais vitoriosas dos esportes de combate teve seu capítulo final neste sábado…

07/12/2025

Karine Killer começa bem, mas perde de virada para Maycee Barber no UFC 323

Em ação no card preliminar do UFC 323 deste sábado (6), em Las Vegas (EUA),…

06/12/2025

Guerra! Brunno Hulk batalha e vence ex-desafiante ao cinturão no UFC 323

Antes de competir no UFC 323 deste sábado (6), Brunno Ferreira tinha uma missão clara…

06/12/2025