Renato Carneiro prometeu e cumpriu com sua palavra. No último sábado (28), na luta principal do UFC Paris, o brasileiro não tomou conhecimento de Benoit Saint Denis, atleta da casa, e o castigou, vencendo por nocaute via interrupção médica. Vivendo grande fase no MMA, o veterano comemorou o importante resultado e também esbanjou ‘fairplay’ ao se preocupar com a carreira do francês.
Tanto que, na coletiva de imprensa pós-UFC Paris, ‘Moicano’ convidou Saint Denis para treinar com ele na ‘American Top Team’. Vale pontuar que a academia é uma das melhores do MMA e tem no brasileiro um dos seus principais destaques. Por outro lado, o promissor francês treina em um time de menor expressão, em seu país e vive momento delicado na liga, com duas derrotas seguidas. Portanto, Renato, ciente do que ‘BSD’ é capaz, oferece ajuda para o mesmo se recuperar e virar realidade no peso-leve (70 kg).
“Respeito Saint Denis e o que ele fez no peso. Ele é muito forte, é jovem, mas acho que ele precisa trabalhar seu jogo. O que o torna perigoso é o que o torna vulnerável. Ele coloca muita pressão. Se ele pode te tocar, vai te quebrar, mas se não pode te tocar, é fácil de ver. Ele sempre vai 100%. Falei com meus treinadores que uma vez que o derrubasse, ele faria tudo e ficaria exausto. Foi o que aconteceu. Convido Saint Denis para vir à nossa academia, treinar e posso garantir que ele será outro lutador. Ele precisa sair da zona de conforto”, declarou o atleta.
Queda previsível
Depois de impressionar em 2023, com três vitórias, Saint Denis foi classificado por parte da comunidade do MMA como uma ameaça aos tops do peso-leve. Contudo, na atual temporada, o francês foi nocauteado por Dustin Poirier e ‘Moicano’, em sequência, e passou a ser questionado por uma parcela dos fãs. Inclusive, o brasileiro não se mostrou surpreso com o retrospecto negativo recente do atleta. De acordo com Renato, Benoit foi jogado aos leões da categoria de forma prematura e, por melhor que seja, não estava pronto para lidar com uma concorrência de alto nível.
“O acho um grande lutador, ele ainda é jovem. O problema é que o UFC lhe deu Poirier e Money Moicano em sequência. Estamos em um nível diferente agora, mas acho que ele vai chegar lá”, concluiu o veterano.
Registro de Moicano no MMA
Renato Carneiro, de 35 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no peso-leve do UFC. Atualmente, o atleta ocupa a 11ª posição no ranking da categoria. No MMA desde 2010, ‘Moicano’ construiu um cartel composto por 20 vitórias, cinco derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Benoit Saint Denis, Calvin Kattar, Cub Swanson, Drew Dober, Jalin Turner e Jeremy Stephens.