A aposta de Brendan Allen ao aceitar enfrentar Reinier de Ridder na luta principal do UFC Canadá de última hora, substituindo Anthony ‘Fluffy’ Hernandez com poucas semanas de preparação, se mostrou acertada. Neste sábado (18), diante do grappler holandês, que vinha embalado por quatro vitórias consecutivas desde sua estreia no Ultimate, ‘All In’ – como o americano é conhecido – saiu com o triunfo após a desistência de ‘RDR’, que jogou a toalha antes do quinto e último assalto, por conta de algum problema ainda não divulgado.
Com a apresentação convincente diante de rival que vivia um momento de ascensão e já vislumbrava uma possível disputa de título nos pesos-médios (84 kg), Allen muda de patamar dentro da categoria e deve, inclusive, entrar no top 5 na próxima atualização dos rankings do Ultimate. Para além da provável subida no ranking, o americano se coloca em uma posição de pleitear um ‘title shot’ com mais uma ou duas vitórias, dependendo de como vai ser a movimentação futura no topo da divisão.
A luta
Não demorou muito para De Ridder buscar a luta agarrada. Logo nos primeiros segundos de combate, o holandês tentou uma queda, que foi bem defendida pelo rival. Porém, depois de se safar inicialmente, Allen acabou sendo derrubado pelo europeu, que já caiu montado, em uma ótima posição. Com o jiu-jitsu afiado, ‘RDR’ mostrou uma excelente movimentação no solo, dominando por completo as ações.
Assim como na primeira etapa, não demorou para Reinier buscar o grappling. Depois de uma rápida troca de golpes, o holandês engajou na luta agarrada e levou o combate para o solo. Porém, ao tentar pegar as costas do americano, ‘RDR’ perdeu a posição e caiu por baixo. Em vantagem por cima, Allen aproveitou a oportunidade para pontuar no ‘ground and pound’ e, possivelmente, roubar o round.
O roteiro do começo dos rounds se repetiu no terceiro assalto, com De Ridder derrubando o rival logo nos primeiros segundos, e rapidamente pegando as costas. Com uma boa inversão, Allen virou o jogo e caiu por cima novamente, colocando pressão sobre o holandês com um ‘ground and pound’ pesado, que abriu um sangramento no rosto do europeu. No final, Reinier surpreendeu o oponente ao encaixar um triângulo invertido e quase finalizou o americano.
Em uma mudança de rumo, Allen foi quem aplicou a queda logo nos momentos iniciais do quarto assalto. Aparentemente mais inteiro fisicamente, o americano mais uma vez aproveitou para pontuar por cima na base dos socos e cotoveladas. Por sua vez, ‘RDR’, aparentemente bastante cansado, não encontrava respostas para sair da situação incômoda.
No intervalo entre o quarto e quinto round, De Ridder teve dificuldade de voltar para o seu corner e, após ser consultado pelos treinadores, decidiu desistir do combate.
Confira os resultados do UFC Canadá
Brendan Allen venceu Reinier de Ridder por nocaute técnico;
Mike Mallot venceu Kevin Holland na decisão unânime dos juízes;
Aiemann Zahabi venceu Marlon Vera na decisão dividida dos juízes;
Manon Fiorot venceu Jasmine Jasudavicius por nocaute técnico;
Charles Jourdain venceu Davey Grant por finalização;
Kyle Nelson venceu Matt Frevola na decisão unânime dos juízes;
Drew Dober venceu Kyle Prepolec por nocaute técnico;
Aoriqileng venceu Cody Gibson por nocaute técnico;
Bruno Bulldog venceu Hyun Sung Park por finalização;
Djorden Santos venceu Danny Barlow na decisão unânime dos juízes;
Stephanie Rondinha venceu Ravena Oliveira por finalização;
Yousri Belgaroui venceu Azamat Bekoev por nocaute técnico;
Melissa Croden venceu Tainara Lisboa por nocaute técnico.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok