O ‘Rei do Rio’ vai entrar em ação em Montreal, no Canadá. Nesta terça-feira (25), o Ultimate anunciou – através das suas redes sociais – que o brasileiro José Aldo medirá forças com o canadense Aiemann Zahabi, em combate válido pelo peso-galo (61 kg), no card do UFC 315, no dia 10 de maio (veja abaixo ou clique aqui).
Ex-campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Aldo chegou a anunciar sua aposentadoria em setembro de 2022, mas voltou atrás e retornou à ativa menos de dois anos depois. Desde então, o ‘Rei do Rio’ – como o manauara radicado no Rio de Janeiro é conhecido – disputou duas lutas, com uma vitória sobre Jonathan Martinez e uma derrota diante de Mario Bautista.
Por sua vez, Zahabi – irmão do renomado treinador Firas Zahabi, conhecido por seu trabalho com o Hall da Fama do UFC Georges St-Pierre – vive uma ascensão tardia no esporte. Aos 37 anos de idade, apenas um ano mais jovem que Aldo, o lutador canadense de ascendência libanesa ganhou notoriedade apenas nos últimos anos, ao engatar uma sequência de cinco vitórias no octógono mais famoso do mundo, que o levaram ao top 15 do peso-galo.
Rival decepcionante?
A escolha do próximo adversário de José Aldo no Ultimate promete dividir opiniões. Isso porque apesar da sua história na organização, o ‘Rei do Rio’ tem tido pela frente rivais pouco conhecidos e em ascensão na liga. Desde que o ex-campeão voltou da sua aposentadoria, em maio de 2024, todos os oponentes escalados para enfrentá-lo no octógono mais famoso do mundo tinham estas mesmas características.
Como o brasileiro já se encontra na reta final de sua carreira, muitos fãs e membros da comunidade do MMA acreditavam que o UFC poderia agendar duelos contra outros veteranos e com história na organização. Porém, a escolha de Zahabi segue o mesmo critério dos últimos oponentes escalados pela organização para medirem forças com Aldo.