Em seu retorno ao MMA, José Aldo impressionou e justificou seu status de lenda do esporte. Na última luta do seu contrato com o UFC, realizada neste sábado (4), no Rio de Janeiro, o ex-campeão do peso-pena (66 kg) enfrentou o promissor Jonathan Martinez e venceu por decisão unânime, de forma segura. Empolgado com a vitória e com o carinho do público, o ‘Rei do Rio’ foi claro em seu posicionamento e descartou se aposentar das artes marciais mistas.
Inclusive, o experiente lutador não só expressou o interesse de renovar seu vínculo com o UFC, como também escancarou sua intenção de ser campeão novamente, agora do peso-galo (61 kg). Vale destacar que, antes de enfrentar Martinez, Aldo revelou que Dana White lhe propôs uma renovação de contrato. Vitorioso e atuando em alto nível, o veterano decreta que, agora sim, pode conversar com o cartola.
José Aldo é um dos principais representantes do Brasil na história dos esportes de combate. O atleta estreou pelo UFC em 2011, foi campeão do peso-pena, disputou o título do peso-galo e se tornou integrante do ‘Hall da Fama’ da organização. Em sua carreira, o ‘Rei do Rio’ venceu 32 lutas e perdeu oito vezes. Seus principais triunfos foram sobre Chad Mendes (duas vezes), Chan Sung Jung, Cub Swanson, Frankie Edgar (duas vezes), Kenny Florian, Marlon Vera, Mike Brown, Pedro Munhoz, Renato ‘Moicano’, Rob Font e Urijah Faber.
A luta
Logo no início, Martinez apostou nos chutes baixos. Atento, Aldo se protegeu e adotou uma postura de pugilista, acertando um bom direto no adversário. Confiante, o brasileiro avançou e aplicou uma sequência de socos no oponente. Em resposta, o americano voltou a dar seus chutes. Cada vez mais afiado no boxe, a lenda do MMA seguiu levando vantagem com as mãos, acertando os golpes mais poderosos, mesclando ataques no rosto e na linha de cintura. Ainda teve tempo para o Rei do Rio distribuir seus tradicionais chutes baixos.
No segundo round, Aldo seguiu desenvolto no boxe, enquanto o americano também passou a atacar com socos. Buscando surpreender, o trocador Martinez optou por grudar no veterano, o levou para a grade e travou o combate. Com a luta de volta ao centro do octógono, o brasileiro partiu com tudo para o ataque e acertou o adversário com cruzados e diretos. No final, Martinez cresceu no duelo e levou perigo ao atleta da casa, aplicando um potente direto em seu rosto.
O terceiro assalto seguiu intenso e com o mesmo roteiro: a trocação. Contudo, Martinez passou a atacar mais. Ciente do crescimento do adversário, Aldo respondeu com bons cruzados. Após o susto, o americano seguiu caçando o veterano. Em seguida, o brasileiro aplicou um direto e uma cotovelada. Na parte final, os lutadores abandonaram a defesa e Aldo levou a melhor. O ex-campeão do UFC abalou o oponente com seus socos e aplicou uma queda pontual. Por cima, o Rei do Rio controlou Martinez. Ao final da luta, Aldo abraçou o rival e o consolou.
Resultados do UFC Rio:
José Aldo venceu Jonathan Martinez por decisão unânime
Anthony Smith finalizou Vitor Petrino no 1º round;
Michel Pereira finalizou Ihor Potieria no 1º round;
Caio Borralho nocauteou Paul Craig no 2º round;
Joanderson ‘Tubarão’ nocauteou Jack Shore no 2º round;
Iasmin Lucindo venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime;
Myktybek Orolbai venceu Elves Brener por decisão unânime;
Drakkar Klose venceu Joaquim ‘Netto BJJ’ por decisão unânime;
Mauricio Ruffy nocauteou Jamie Mullarkey no 1º round;
Dione Barbosa venceu Ernesta Kareckaite por decisão unânime;
Ismael ‘Marreta’ venceu Vinc Pichel por decisão unânime;
Alessandro ‘Nono’ nocauteou Kevin Borjas no 2º round.