Siga-nos
Louis Grasse / PX Images

UFC

Recordista em finalizações, ‘Do Bronx’ entra como favorito para disputa de título do UFC

Após mais de dez anos de Ultimate, Charles ‘Do Bronx’ vai ter a oportunidade de colocar novamente seu nome na história da organização. Recordista de vitórias por finalizações na franquia, com 14, o brasileiro agora pode ser coroado como o melhor do mundo no peso-leve (70 kg). Neste sábado (15), o paulista enfrenta Michael Chandler na luta principal do UFC 262 pela disputa do título vago da categoria, em evento a ser realizado em Houston (EUA).

O cenário atual deixa o torcedor brasileiro ainda mais confiante de que o País pode voltar a ter um campeão na categoria – Rafael dos Anjos dominou os leves de 2015 a 2016. ‘Do Bronx’ possui oito triunfos seguidos, sendo cinco por finalização e dois por nocaute e, desta maneira, é apontado como o favorito nas casas de apostas para ficar com o cinturão.

Apesar do favoritismo do atleta, vale destacar o histórico de Michael Chandler no MMA. O americano foi campeão dos leves no Bellator e decidiu mudar de ares em 2020, assinando contrato com o UFC. Logo em sua estreia na organização, ‘Iron’, como é conhecido, nocauteou Dan Hooker logo no primeiro round, em evento que aconteceu em janeiro deste ano e que o credenciou para brigar por mais um título na carreira.

A co-luta principal da noite vai colocar dois atletas que vivem situações distintas na carreira. Enquanto Beneil Dariush está com seis vitórias seguidas no peso-leve, sua melhor marca no Ultimate, Tony Ferguson acumula dois reveses consecutivos. Por isso, o combate vai ter importância dobrada para os atletas. O iraniano pode se aproximar do top 5 com mais um triunfo, enquanto o ex-campeão interino, se retomar o caminho dos resultados positivos, espanta a má fase e o risco de ser cortado do show.

Assim como o combate entre Dariush e Ferguson, ‘Sergipano’ vs Ronaldo ‘Jacaré’ é outra disputa que pode definir o rumo de suas carreiras. Revelado pelo programa ‘Contender Series’, Andre Muniz ainda está invicto no UFC após dois compromissos e, em caso de vitória sobre o compatriota, pode ganhar ainda mais moral na liga. Por outro lado, o ex-campeão mundial de jiu-jitsu vive seu pior momento no Ultimate, com três derrotas seguidas. Portanto, o veterano de 41 anos precisa urgentemente da vitória para não correr o risco de ser demitido.

Pelos pesos-moscas (57 kg), Viviane Araújo vai ter um teste de fogo para se aproximar do topo da divisão. A número sete do ranking mede forças diante de Katlyn Chookagian, ex-desafiante ao título da categoria número dois da classificação. Desde que estreou no UFC, a brasileira possui quatro vitórias e apenas uma derrota. Seu último resultado positivo foi em janeiro deste ano contra Roxanne Modafferi. Enquanto isso, a americana vem de triunfo sobre Cynthia Calvillo, em novembro de 2020.

Edson Barboza é outra estrela brasileira também vai marcar presença no show quando encara Shane Burgos. O atleta natural de Nova Friburgo (RJ) vem animado após conseguir seu primeiro triunfo na categoria peso-pena (66 kg). Depois de anos atuando no peso-leve, o especialista em muay thai decidiu mudar de divisão em 2020, mas em sua estreia foi surpreendido por Dan Ige, em um duelo de resultado controverso. Entretanto, na sua atuação seguinte, venceu Makwan Amirkhani. Um novo triunfo pode lhe render posições no ranking, já que seu rival é o nono colocado, enquanto o brasileiro é o 13º.

Confira todas as lutas:

Charles ‘Do Bronx’ vs Michael Chandler
Tony Ferguson vs Beneil Dariush
Katlyn Chookagian vs Viviane Araújo
Shane Burgos vs Edson Barboza
Matt Schnell vs Rogério Bontorin
Ronaldo ‘Jacaré’ vs André ‘Sergipano’
Lando Vannata vs Mike Grundy
Andrea Lee vs Antonina Shevchenko
Jordan Wright  vs Jamie Pickett
Gina Mazany vs Priscila ‘Pedrita’
Kevin Aguilar vs Tucker Lutz
Christos Giagos vs Sean Soriano

Mais em UFC