A polêmica em torno do desfecho da luta entre Rafael dos Anjos e Rafael Fiziev, que foi o ‘main event’ do UFC Vegas 58, show realizado no último sábado (9), não afetou a boa relação dos atletas. No duelo, ‘Ataman’, segundo a pontuação dos juízes laterais, chegou em vantagem ao quinto round e, logo no início dele, acertou um cruzado que levou o brasileiro à lona e, na sequência, um soco que fez o árbitro interromper a ação. Logo, parte da comunidade do MMA apontou que o profissional se precipitou, porém os lutadores não alimentaram tal discussão.
Na coletiva de imprensa pós-luta, Dos Anjos, ao contrário de uma parcela dos fãs, não reclamou da interrupção do árbitro. O ex-campeão do peso-leve (70 kg) do UFC não só aceitou a derrota para Fiziev, como também reconheceu a qualidade do algoz. E a de demonstração de ‘fairplay’ do brasileiro não parou por aí. Em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), o veterano reforçou que o ataque feito por ‘Ataman’, de fato, o colocou em uma situação complicada de se reverter no octógono.
“Parabéns, Fiziev. Grande vitória. Foi divertido, você me pegou bem dessa vez. Aproveite sua vitória”, escreveu o ex-campeão do UFC em sua conta oficial no ‘Twitter’.
Ao tomar conhecimento da posição de Dos Anjos, Fiziev fez questão de expressar sua admiração pelo profissional. Em sua redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), ‘Ataman’ agradeceu o veterano e mostrou sua gratidão pelo fato do mesmo aceitar a luta pela terceira vez. Anteriormente, o combate entre os atletas foi adiado, porque o striker apresentou problemas com o visto para entrar nos Estados Unidos e também porque testou positivo para COVID-19.
Orgulhoso com a declaração do ex-campeão do UFC, Fiziev, promessa do MMA, foi além e classificou o profissional como merecedor de integrar o ‘Hall da Fama’ da companhia por conta de sua trajetória no esporte. Vale destacar que, além de conquistar o cinturão do peso-leve da empresa, Dos Anjos disputou o título interino dos meio-médios (77 kg) e enfrentou a elite das duas categorias, sem qualquer tipo de reclamação.
“Nada além de respeito ao futuro hall da fama, Rafael dos Anjos. Obrigado pela oportunidade”, concluiu a promessa do MMA através de um post na mesma plataforma.
O resultado da luta entre Rafael dos Anjos, de 37 anos, e Rafael Fiziev, de 29 anos, sinaliza uma provável troca de guarda no peso-leve do UFC. Antes do embate, o ex-campeão estava invicto em seu retorno para a categoria e na sétima posição no ranking dela. Já ‘Ataman’ era o décimo colocado na tabela de classificação e estava embalado por cinco vitórias seguidas. Como a promessa do MMA ampliou a sequência positiva, deve assumir o lugar do veterano próximo do top-5 da divisão.