Veterano do MMA, Rafael dos Anjos, de 37 anos, se encaminha para o final de sua carreira nos esportes de combate, mas ainda sonha alto. Neste sábado (9), o ex-campeão do peso-leve (70 kg) enfrenta o perigoso Rafael Fiziev na luta principal do UFC Vegas 58, em duelo de extrema importância para a categoria, já que ambos integram o top-10. Ciente do que está em jogo, o brasileiro já expressa o interesse de disputar o título da divisão, que está vago, na sequência.
Mas, para Dos Anjos escalar o ranking do peso-leve do UFC e, quem sabe, disputar o título da categoria novamente, antes, precisa passar por Fiziev, que, assim como o brasileiro, está embalado. Se o veterano venceu Paul Felder e Renato ‘Moicano’, nas duas lutas que realizou em seu retorno para a divisão, e se tornou o sétimo colocado na tabela de classificação, ‘Ataman’ superou cinco oponentes seguidos e se consolidou no décimo lugar. Portanto, o atleta que vencer o aguardado duelo vai entrar de vez na corrida em busca do cinturão.
Inclusive, o confronto não é aguardado por parte da comunidade do MMA apenas devido ao estilo de luta empolgante de Dos Anjos e Fiziev. Vale lembrar que o embate caiu duas vezes, porque ‘Ataman’ teve problemas com o visto para entrar nos Estados Unidos e porque testou positivo para a COVID-19. Agora, finalmente, os profissionais estão prontos e vão poder atuar. Para o duelo, o veterano, mesmo sendo ex-campeão do peso-leve do UFC, é classificado pelas casas de apostas como zebra. Contudo, tal status não aborrece o brasileiro. De acordo com o grappler, sua experiência no octógono e o fato de ser um atleta completo são seus diferenciais e aposta que tais características devem fazer a diferença na batalha. Como esta é a primeira vez que o striker lidera um evento do Ultimate e que encara um top-10 da categoria, o niteroiense questiona se o adversário está preparado para lidar com tal pressão e responsabilidade.
De qualquer forma, a expectativa da comunidade do MMA é que o ‘main event’ do UFC Vegas 58 seja empolgante e concorra ao bônus de ‘luta da noite’. Fiziev é especialista na trocação, costuma aplicar golpes plásticos e, durante a ação, faz questão de mostrar que seus reflexos estão em dia, ao se esquivar dos ataques dos adversários de perigosamente. Já Dos Anjos, que antes era apenas um faixa-preta de jiu-jitsu, hoje se tornou um profissional completo. Tanto que o brasileiro fica à vontade em pé. Contudo, o ex-campeão da companhia admite que pode usar e abusar do grappling para frear o ímpeto do oponente e controlar o confronto, já que, na altura do campeonato, só o triunfo importa para seguir em busca do topo da categoria, não importa se é de maneira bonita ou feia.
Confira o card completo do UFC Vegas 58:
Rafael dos Anjos vs Rafael Fiziev
Caio Borralho vs Armen Petrosyan
Said Nurmagomedov vs Douglas ‘D’Silva’
Jared Vanderaa vs Chase Sherman
Michael Johnson vs Jamie Mullarkey
Aiemann Zahabi vs Ricky Turcios
Antonina Shevchenko vs Cortney Casey
Cody Brundage vs Tresean Gore
David Onama vs Garrett Armfield
Kennedy Nzechukwu vs Karl Roberson
Ronnie Lawrence vs Saidyokub Kakhramonov