Em dezembro, na Flórida (EUA), Rafael dos Anjos enfrentou Bryan Barberena em seu retorno aos meio-médios (77 kg) do UFC e não teve trabalho algum no octógono. O brasileiro foi dominante em ação, finalizou o oponente no segundo round e, como saiu ileso do combate, já manifestou o desejo de voltar à ação o quanto antes. Contudo, se o veterano deseja permanecer ativo na companhia, o atleta lamenta o fato de parte dos competidores não pensar da mesma forma. De todo modo, o ex-campeão do peso-leve (70 kg) surpreende ao mencionar um possível adversário.
Aos 38 anos, Dos Anjos informou que renovou seu contrato com o UFC e, como possui idade avançada para praticar nos esportes de combate, deixou claro seu interesse em permanecer ativo enquanto seu corpo permitir e resistir. Vale destacar que o brasileiro é um dos poucos veteranos que ainda consegue se manter competitivo no MMA atual. Como enfrentou uma concorrência pesada ao longo de sua carreira no peso-leve e nos meio-médios, Rafael utilizou suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui e aqui) para reclamar que a coragem que nunca lhe faltou para aceitar lutas, jamais existiu em boa parte dos atletas. Irritado com a falta de iniciativa dos demais lutadores, o ex-campeão da companhia surpreende e desafia Dustin Poirier para um duelo até 77 kg, uma vez que este flerta em atuar na divisão.
“Tão difícil conseguir uma luta hoje em dia… Covardes estão se escondendo atrás do ranking. Gosto dessa luta! Poirier, e você, gosta?”, escreveu o ex-campeão do UFC em sua conta oficial no ‘Twitter’.
Rafael dos Anjos, de 38 anos, é um dos melhores lutadores brasileiros da história do MMA. O veterano iniciou sua trajetória no esporte em 2004, estreou no UFC em 2008, foi campeão do peso-leve em 2015 e disputou o cinturão interino dos meio-medios em 2018. Ao longo dos anos, o atleta acumulou um cartel composto por 32 vitórias e 14 derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Anthony Pettis, Ben Henderson, Donald Cerrone (duas vezes), Evan Dunham, Kevin Lee, Nate Diaz, Neil Magny, Paul Felder, Renato ‘Moicano’, Robbie Lawler e Tarec Saffiedine.