UFC
Promessa dos moscas, Mokaev vence e desafia Pantoja para luta pelo título no UFC Rio
-
por
Gaspar Bruno
Encaminhado para defender seu cinturão no Rio de Janeiro e com vitórias sobre os principais desafiantes mais bem ranqueados, Alexandre Pantoja pode ter encontrado um desafiante inédito neste sábado, no UFC Vegas 87. Promessa dos pesos-moscas (57 kg), Muhammad Mokaev venceu Alex Perez na decisão unânime dos juízes e pediu por uma chance contra o campeão brasileiro no card programado para a ‘Cidade Maravilhosa’, no dia 4 de maio.
O triunfo ampliou ainda mais a invencibilidade do jovem de apenas 23 anos, que agora detém um cartel de 12 vitórias e um ‘no contest’ (luta sem resultado). Completo, ‘The Punisher’, como é conhecido, mostrou maturidade para derrotar o experiente Alex Perez no card principal.
“Sendo sincero, estava bem doente nesta manhã. Mas tenho a melhor equipe do mundo. Não posso só dizer que estava doente de manhã, a gente faz um camp completo todos os dias (…) Estou com 6-0 no UFC, com quatro finalizações. (Temos um card no) Rio em dez semanas, estou pronto para lutar pelo cinturão. Ei, Dana, Mick, me deem essa chance”, pediu Mokaev, em entrevista ainda no octógono.
A luta
Após um início mais estudado, os atletas passaram a trocar chutes baixos no centro do octógono. Ágil, Mokaev tentou encurtar a distância no clinch, mas viu Perez se desvencilhar. Em seguida, o jovem inglês tentou o ‘double leg’, mas novamente viu o rival defender bem e manter o confronto de pé. Insistente, ‘The Punisher’, enfim, conseguiu derrubar Alex e levar a luta para o solo. Por cima, o inglês desferiu uma saraivada de golpes no americano, que foi salvo pelo gongo.
Diferentemente do primeiro assalto, Mokaev grampeou rapidamente no início da segunda etapa e atacou as costas de Perez. O americano defendeu a posição e, em seguida, aplicou um belo chute baixo de Muhammad, que tirou sua base. Alex conseguiu frustrar as tentativas de quedas do jovem inglês e equiparou as ações no restante do round.
No início do último round, Perez envolveu o pescoço de Mokaev, que usou sua agilidade para escapar e atacar as costas do adversário. O jovem inglês arrancou gritos dos torcedores ao aplicar um ‘suplex’ no americano. Mas o bom momento parou por aí, com Muhammad tendo suas quedas frustradas por Alex até o final da disputa.
Primo de Khabib vence e amplia invencibilidade
Também no card principal, Umar Nurmagomedov não teve problemas para vencer Bekzat Almakhan e ampliar sua invencibilidade no MMA. Nos segundo iniciais, o russo foi surpreendido e balançado por um ‘overhand’ do rival cazaque. No entanto, na sequência, o primo de Khabib mostrou sua excelência no grappling e dominou completamente as ações do combate, vencendo na decisão unânime dos juízes.
Confira abaixo os resultados do UFC Vegas 87 até o momento:
Muhammad Mokaev venceu Alex Perez na decisão unânime dos juízes
Umar Nurmagomedov venceu Bekzat Amakhan por decisão unânime
Steve Erceg venceu Matt Schnell por nocaute no segundo round
Eryk Anders venceu Jamie Pickett por decisão unânime
Vinicius Lok Dog venceu Bernardo Sopaj por nocaute no terceiro round
Aiemann Zahabi venceu Javid Basharat por decisão unânime
Christian Leroy Duncan venceu Claudio Ribeiro por nocaute técnico no segundo round
Ludovit Klein venceu A.J. Cunningham por nocaute técnico no primeiro round
Loik Radzhabov venceu Abdul-Kareem Al-Selwadi por nocaute no terceiro round
Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.