Siga-nos
Raul Rosas Jr celebra vitória no Noche UFC
Com uma atuação madura, o mexicano venceu Aori Qileng na decisão unânime - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Prodígio mexicano, Raul Rosas Jr vence rival chinês na primeira luta do UFC na Esfera

O card do Noche UFC deste sábado (14), programado para homenagear o Dia da Independência do México, começou de forma perfeita para os fãs do país latino-americano: com a vitória de um de seus representantes. Prodígio e atleta mais jovem do Ultimate, com apenas 19 anos de idade, Raul Rosas Jr se tornou o primeiro atleta de MMA profissional a vencer dentro da tecnológica ‘Esfera’, em Las Vegas (EUA). ‘El Niño Problema’, como é conhecido, derrotou Aori Qileng na decisão unânime dos juízes.

Com um jogo de grappling afiado, Raul demonstrou maturidade apesar da pouca idade. Controlando as ações no primeiro e terceiro assaltos, o jovem mexicano fez o suficiente para convencer os três juízes de que fez por merecer o triunfo. Com a expectativa de se tornar o campeão mais jovem do UFC e já projetando aposentadoria, Rosas Jr já quer se testar contra grandes oponentes da categoria dos pesos-galos (61 kg).

É incrível, estou fazendo história com 19 anos. O primeiro e mais jovem (a vencer na Esfera). Tenho muitas pessoas me seguindo, estou crescendo, ficando mais inteligente. Dana, está na hora de sentar e negociar. Quero um oponente do top 15 e os 50 mil também. Vamos lá!”, declarou o mexicano sensação do Ultimate, ainda no octógono, logo após desbancar Aori.

A luta

Raul começou tomando a iniciativa do combate, desferindo chutes para marcar a distância. Após um leve avanço de Aori, o jovem respondeu com um cruzado de encontro. Na metade do assalto, Rosas Jr encurtou a distância e, com um single leg certeiro, conseguiu levar a luta para o solo, caindo por cima. Com calma, o mexicano fez belas transições de jiu-jitsu, desde a meia guarda até o ataque nas costas com o cadeado fechado. Nos segundos finais, Raul tentou buscar o mata-leão, mas viu seu oponente defender bem sua investida.

Atrás no placar, Aori começou a segunda etapa caminhando para frente, tentando impor seu ritmo na trocação. Atento aos botes de Raul, o chinês conseguiu defender a primeira tentativa de queda do rival. Na curta distância, Qileng acertou boas sequências de boxe no prodígio dos galos. Na reta final do assalto, ambos atletas trocaram golpes francos, levantando a torcida presente na Esfera. 

Ciente da necessidade de vencer o último round, Raul conseguiu duas belas quedas logo nos segundos iniciais da terceira parcial. Após o berimbolo no solo, o mexicano novamente atacou as costas de Aori. Em seguida, o jovem caiu na guarda do chinês, onde tentou aplicar golpes no ‘ground and pound’, mas sem muitos danos ao oponente. A posição se manteve até o soar do gongo.

Confira abaixo os resultados do Noche UFC até o momento:

Raul Rosas Jr venceu Aori Qileng via decisão unânime

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC