Em dezembro, Jiri Prochazka sofreu um duro golpe que prejudicou seu desenvolvimento como campeão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. Próximo de colocar o cinturão da categoria em jogo pela primeira vez na revanche imediata contra Glover Teixeira, o tcheco sofreu uma grave lesão no ombro e saiu da luta. Para não travar a divisão, ‘Denisa’ decidiu abdicar do título e, no último sábado (21), viu Jamahal Hill alcançar o topo do peso ao vencer o mineiro, em pleno Brasil. Mesmo sem previsão de retorno à ação, o atleta informa que está de olho no americano.
Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Prochazka mostrou ‘fairplay’ e parabenizou Hill por conquistar a maior vitória de sua carreira e o cinturão dos meio-pesados do UFC. Empolgado por ver um atleta agressivo, destemido, jovem, perigoso e nocauteador, assim como ele, como campeão da categoria, o tcheco já projeta um possível encontro com ‘Sweet Dreams’ para definir o verdadeiro número um dela. Vale pontuar que Jiri só deixou o posto por conta da grave lesão e não porque foi derrotado. Pelo contrário, como permanece invicto na companhia, ‘Denisa’ crava ser o melhor lutador da divisão, mesmo com Jamahal sendo dono do título, e sua confiança é tanta que o desafia para provar tal afirmação sem temer a falta de ritmo de luta.
“Trabalho incrível de Hill. Ele fez tudo certo. Parabéns para ele e estou ansioso pela luta. Isso foi bom passo nos meio-pesados e estou feliz por esse resultado, porque Hill é um cara jovem, perigoso e gosto de ter diante de mim alguém como ele, que vai me desafiar. Estou ansioso para começar a treinar. Não sei se Hill quer esperar por mim. Se ele quiser, será melhor, porque estou afiando minhas armas para ele. Se ele quiser lutar em algum futuro próximo, isso não importa para mim. Quero ver os meio-pesados se movimentando, porque tem muitos caras bons e vi a vitória de Hill foi uma grande jogada. Estou muito feliz por isso e estou esperando por ele. Quero estar focado em estar saudável para ficar pronto para lutar. No papel, agora, é Hill, mas ainda estou aqui e estou trabalhando para voltar a ser o melhor. Normalmente, me considero o melhor meio-pesado do mundo”, declarou o atleta.
Jiri Prochazka, de 30 anos, protagonizou uma ascensão meteórica no UFC. O tcheco estreou pela companhia em 2020, disputou três lutas e se tornou campeão dos meio-pesados em 2022. Pela organização, ‘Denisa’ nocauteou Volkan Oezdemir, Dominick Reyes e finalizou Glover Teixeira em sequência. No Rizin FF, o atleta nocauteou Bruno Cappelozza, CB Dollaway, Karl Albrektsson, Muhammed ‘King Mo’ Lawal e Vadim Nemkov.